UBS do Nova Cidade já trabalha com atendimento ampliado até as 22h

Agora são três UBSs com atendimento em horário estendido: Santa Cruz, Floresta e Nova Cidade

A comunidade da região Sul de Cascavel passou a contar, a partir de ontem (18), com a abertura da Unidade Básica de Saúde do Nova Cidade até as 22h. O prefeito Leonaldo Paranhos, o secretário de Saúde , Thiago Stefanello, e os vereadores Alécio Espinola, Jaime vasa, Josué de Souza e Romulo Quintino acompanharam o início do atendimento estendido que  teve procura bastante significativa na  primeira noite de funcionamento. Agora são três UBSs com atendimento em horário estendido: Santa Cruz, Floresta e Nova Cidade.

A UBS do Nova Cidade atende uma população de mais de 17 mil pessoas envolvendo os bairros Santa Catarina, Universitário, Turisparque e Jardim União. “Esta é uma demanda necessária e já tínhamos identificado, um compromisso meu de termos nesta região uma unidade de saúde com atendimento até as 22h. Já tivemos alguns ganhos de horário quando implantamos a abertura das  unidades de saúde às 7h. As nossas UPAS, atendem 24h e agora mais esta unidade de saúde que junta as outras duas ampliam o horário e dão mais  conforto à população”, disse o prefeito Paranhos.

Cascavel possui 43 unidades de saúde. Destas, 13 são UBS (unidades Básicas de Saúde) e o restante USF (Unidade Saúde da Família. A escolha para implantação do horário estendido nesta UBS levou em consideração o fato de que esta é uma unidade de grande porte, no único território que não tinha atendimento em horário ampliado. Para que fosse feita a extensão no horário de atendimento a equipe  de servidores foi reforçada. Para este novo turno  foram chamados  mais um médico, um atendente, dois técnicos de enfermagem. No total a UBS conta com  oito médicos , sendo quatro clínicos gerais, dois pediatras e dois ginecologistas. São 48 servidores atuando na UBS para atender a população.

Mais unidades

Paranhos disse ainda que há um projeto do Governo Municipal visando fortalecer as unidades de Saúde, para descongestionar as UPAS, “o Município vai verificar a possibilidade, condições e necessidade de implantar mais algumas unidades com atendimento até às 22h. Para isso precisamos ser cautelosos, porque não é só abrir a unidade: precisamos contratar profissionais para atender as pessoas. Mas, gosto muito deste modelo porque se aproxima das pessoas e, principalmente, desonera a UPA que precisa voltar a ter sua originalidade, que é o atendimento de média complexidade”.

O secretário Thiago Stefanello lembrou que “havia o compromisso do governo Paranhos de que três unidades básicas de saúde atenderiam com horário ampliado e, para isso, foi feita um acréscimo na equipe de profissionais . Por enquanto, estamos com um médico apenas, mas a intenção é termos dois. Não houve adesão ao concurso público e continuaremos chamando os próximos profissionais aprovados e em janeiro, possivelmente ,já tenhamos os dois médicos. Mesmo assim, a unidade já está atendendo até as 22h.E, como só temos um médico a noite a prioridade  é o atendimento das pessoas a partir do momento da triagem e classificação, para sabermos qual a necessidade de um atendimento mais imediato. Com os dois médicos teremos também o atendimento agendado, melhorando o fluxo para toda esta região da cidade”, completou.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *