Ação Inédita traz nova fonte de renda aos cooperados dos Ecopontos

 Atividades já trazem nova oportunidade de negócios aos trabalhadores de valorização de materiais recicláveis nos Ecopontos
Em uma iniciativa inédita, a Secretaria Municipal do Meio Ambiente, através da Divisão de Resíduos Sólidos, trouxe mais um parceiro no trabalho de separação de materiais recicláveis. A Nestlé e a Terracycle receberam dos Ecopontos Brasília, Santa Cruz e Cascavel quase 1 tonelada de resíduos de BOPP (Polipropileno Biorientado).

Este é o nome dado aos materiais metalizados que embalam salgadinhos, biscoitos, sopas instantâneas, barrinhas de cereais, chocolates, rótulos de garrafas PET, ovos de páscoa, entre outros. O material, até então, não tinha mercado para reciclagem e era todo destinado como rejeito para Aterro Sanitário de Cascavel.

“A Secretaria iniciou há alguns meses um projeto ambicioso de separação desse material junto às cooperativas de catadores nos Ecopontos; os catadores foram orientados a iniciar a separação desses materiais na esteira de triagem e enfardá-los, sob a condição de que a fabricante, em cumprimento a Lei 12.305/2010, arcaria com sua responsabilidade em destinar o material.”, explicou a engenheira ambiental, Keila Kochem.

Recentemente, a coleta do material foi realizada pelos cooperados dos Ecopontos e os valores serão repassados às cooperativas, ao preço de R$ 3,00 o quilograma. Com o sucesso dessa iniciativa, novos volumes já estão sendo separados nos Ecopontos para futuras coletas.

“Tudo começa com uma matéria-prima transformada pelas pessoas; nesse sentido, as embalagens, os plásticos, entre outros resíduos, desperta o interesse cada vez mais de seus fornecedores, parceiros como a Nestlé e a Terracycle, a fazerem parte do elo que chamamos de sustentabilidade. Ou seja, a população separa os resíduos gerados por ela, o Município faz a coleta, os ecopontos trabalham na valorização desses materiais e os fornecedores realizam a destinação final ou reaproveitamento para outras frentes de consumo.”, enfatizou a Gerente da Divisão de Resíduos Sólidos da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Eliana Lisboa.

Conheça o Programa de Reciclagem de Embalagens de Biscoitos e Chocolates da Nestlé

A Nestlé lançou neste ano, o programa de reciclagem das embalagens que abrigam os diversos gêneros alimentícios, em especial, os biscoitos e chocolates. A iniciativa também conta com a parceira da Terracycle, onde permite ao consumidor final e as cooperativas de catadores a destinarem à indústria todo o material para embalar os alimentos.

Veja neste link como funciona: https://www.nestle.com.br/imprensa/releases/nestle-inicia-programa-de-reciclagem-de-embalagens-de-chocolates-e-biscoitos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *