Acordo com ABDI vai ampliar uso de carros elétricos no Paraná

O governador Carlos Massa Ratinho Junior e o presidente da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), Igor Calvet, assinaram nesta quarta-feira (12) um acordo de cooperação técnica para implantar no Paraná um sistema de compartilhamento de veículos elétricos para uso de servidores públicos. A partir desse memorando serão formatados detalhes como quantidade de veículos, instalação de eletropostos e cidades em que serão disponibilizados.

O acordo entre o Governo e o órgão, que é vinculado ao Ministério da Economia, busca estimular a adoção de políticas sustentáveis e ajudar a difundir modelos de negócios inovadores em mobilidade urbana, dentro do conceito de Smart Cities. O memorando de entendimento prevê, ainda, aproveitamento de soluções tecnológicas oferecidas pela ABDI nos municípios do Estado nos próximos anos, com objetivo de aumentar a integração e a produtividade das empresas e do setor público. Não haverá transferência de recursos e o prazo de vigência da parceria é de 40 meses.

O governador Carlos Massa Ratinho Junior explicou que essa iniciativa se soma ao táxigov, sistema que será lançado neste ano e ajudará a baratear o custo de deslocamentos dos servidores públicos. O Estado tem cerca de 22 mil veículos (18 mil são carros). “Estamos buscando inovar na máquina pública com tecnologia e dentro de um olhar de sustentabilidade. A ideia é diminuir custo e adaptar o Estado dentro da transformação digital”, afirmou. “O poder público deve ser um indutor de novas ideias, abrir as portas para testes. Foi assim que os países de primeiro mundo se desenvolveram”.

Igor Calvet destacou que a missão da ABDI é modernizar o parque produtivo brasileiro e ajudar as cidades na transformação digital e no acesso a novas tecnologias, principalmente para enfrentar gargalos de mobilidade. “Esse acordo envolve tecnologia e sustentabilidade. Significa uma inovação do ponto de vista tecnológico e do gasto público, mas, ao mesmo tempo, eletromobilidade tem compromisso ambiental com a redução da emissão de gases de efeito estufa”, disse. “E eu espero que o acordo se estenda para tecnologias na área de educação e saúde, com soluções que possam ser percebidas pelo cidadão paranaense”.

COMPARTILHAMENTO – O Paraná será o segundo Estado do País com esse sistema de compartilhamento de carros elétricos. O projeto-piloto, no Distrito Federal, já conta com 16 veículos e 35 eletropostos. A ideia surgiu no Living Lab, parceria da ABDI e do Parque Tecnológico de Itaipu (PTI), em Foz do Iguaçu, criado para encontrar soluções tecnológicas para Smart Cities.

O acompanhamento em tempo real será feito por meio de um software (MoVe) que permite reservar os veículos disponíveis e acompanhar sua localização. O aplicativo, que também foi desenvolvido em Foz do Iguaçu, rastreia o automóvel, monitora a velocidade, a carga de bateria, as rotas percorridas, além de outras informações. Os carros serão desbloqueados com cartões dos servidores cadastrados no sistema.

Os veículos devem ser cedidos ao Governo do Estado em forma de comodato, com cláusulas sobre operação, manutenção, taxas e seguros.

PRESENÇAS – Estiveram presentes na assinatura o diretor-presidente do Tecpar, Jorge Callado; o superintendente de Inovação da Casa Civil, Henrique Domakoski; e o chefe do Escritório de Representação do Paraná em Brasília, Rubens Bueno II.

Paraná tem olhar voltado para a eletromobilidade

O acordo com a ABDI se soma a diversas iniciativas do Estado na área de eletromobilidade, como isenção de IPVA para carros elétricos, parceria com a Renault do Brasil e ampliação do programa Smart Energy, em parceria com o Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar). Tendência global, o uso de veículos elétricos vem crescendo no Paraná, ancorado por políticas de desenvolvimento sustentável.

A Renault no Brasil entregará para o Governo do Estado dois veículos 100% elétricos da marca – um Zoe e um Kangoo Z.E. Os carros serão usados em regime de comodato para testes pelas secretarias. Uma comissão composta por técnicos da Secretaria de Administração e da Previdência, Procuradoria-Geral do Estado e Secretaria da Fazenda ajusta os últimos detalhes para implementar a iniciativa.

O governador Carlos Massa Ratinho Junior também sancionou um projeto de lei que zera a alíquota do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) de veículos elétricos, que era de 3,5%, até o dia 31 de dezembro de 2022. O objetivo é incentivar o uso de automóveis movidos à energia elétrica, que conferem maior eficiência e menor consumo em comparação àqueles movidos à combustão. O Paraná foi o oitavo Estado a adotar essa política.

O Estado também conta com a maior eletrovia do País, que corta o Paraná de Leste a Oeste via BR-277, e com o programa Smart Energy, no qual o Tecpar homologa as diferentes tecnologias disponíveis no mercado para apresentar à sociedade as tecnologias já testadas pelo instituto, com geração de dados e capacitação de mão de obra local para atrair investimentos nesta área.

Investimento em Foz é outra iniciativa da ABDI no Paraná

No final do ano passado, o Paraná recebeu outra iniciativa da ABDI. A Ponte da Amizade, em Foz do Iguaçu, agora conta com 70 novas câmeras com capacidade de reconhecimento facial e identificação de placas de veículos para ampliar o controle aduaneiro na fronteira mais movimentada do Brasil.

O Fronteira Tech envolve uma rede de iluminação pública inteligente, com duas câmeras em cada um dos 33 postes nas entradas e saídas da Aduana; quatro câmeras fixas em pontos estratégicos; 11 sensores de tiro, que captam o áudio de disparos e a partir disso calculam a localização do tiro; sistema de identificação facial e reconhecimento de padrões, softwares e big data. Além disso, foram instaladas 15 luminárias de LED com telegestão – sobre as quais o operador recebe informações em tempo real – e GPS.

O investimento na aquisição, instalação e operação dos equipamentos e softwares na Ponte da Amizade foi de R$ 5 milhões.

Foto: RODRIGO FELIX LEAL

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