Aviário-escola da Coopavel recebe aulas práticas de pós em veterinária

O Centro Tecnológico de Avicultura da Coopavel, aviário-escola inaugurado na área do Show Rural em fevereiro de 2022, vai receber as aulas práticas de uma pós-graduação em Medicina Veterinária da Famper, a Faculdade de Ampére, no Sudoeste do Paraná. A abertura da especialização contou com a presença de autoridades, professores, alunos e familiares. Com 45 alunos inscritos, das mais diferentes regiões do Brasil e até do exterior, a pós será uma das maiores em veterinária do País.

O presidente da Coopavel, Dilvo Grolli, falou da importância de contar com uma estrutura apropriada para as aulas práticas de uma especialização tão importante. O aviário-escola resulta de uma parceria da cooperativa com algumas das maiores empresas do segmento de aves do Brasil e exterior. Dotado com o que há de mais moderno para o confinamento de frangos, o CTA é o ambiente certo para agregar informações ao aperfeiçoamento de profissionais, técnicos e avicultores, conforme Dilvo, que também apresentou números atuais do agronegócio nacional.

A pós em Medicina Veterinária, com o título Gestão, sanidade e produção de frangos de corte, terá 18 meses de duração com módulos virtuais e práticos. Serão 420 horas, dessas 200 teóricas, 100 práticas – além do CTA, a Coopavel também cederá ambientes da Unicoop e do Espaço Impulso – e 120 para a preparação do artigo científico.  Serão 20 módulos e submódulos, online e presenciais.

O responsável pelo projeto é o professor Wellinton Thiago Molinetti. “Teremos nessa especialização médicos veterinários, zootecnistas e agrônomos que receberão informações para atuar ainda com mais segurança em agroindústrias”. Segundo Wellinton, as disciplinas serão as seguintes: Anatomia, Fisiologia e métodos diagnósticos de doenças, Doenças das aves domésticas e biosseguridade, Manejo de frangos e perus de corte, Gestão estratégica de pessoas, equipes e abordagem extensionista.

A abertura dos trabalhos contou com a presença também do veterinário Paulo Raffi, que, com 30 anos de experiência, é considerado um dos grandes nomes da área no Brasil. Ele fez uma apresentação técnica abordando sobre atualidade, desafios e também oportunidades ao médico veterinário. A especialização conta com a participação de alunos de cidades do Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Ceará, Rondônia, São Paulo e Bolívia.

Fonte: Assessoria/O presidente da Coopavel, Dilvo Grolli, apresentou indicadores do agro durante palestra de abertura da especialização

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *