Brigada Mecanizada faz exercícios de adestramento na área do Show Rural

Uma movimentação diferente ocupou a área que desde 1989 é conhecida como um dos principais palcos de inovações e de lançamentos de tecnologias agrícolas do mundo. Cerca de 1,2 militares ligados às organizações subordinadas à 15ª Brigada de Infantaria Motorizada participaram de exercícios de adestramento e de capacitação em áreas que todos os anos recebem empresas e produtores rurais responsáveis por fazer do agro brasileiro um dos mais competitivos e sustentáveis do planeta.

O objetivo dos exercícios realizados na região foi a obtenção de certificação como Força de Prontidão, comprovando que as tropas estão aptas a ser empregadas em situações reais. Os exercícios foram iniciados no dia 7 e seguem até quarta-feira (14 de junho) nos municípios de Cascavel, Missal, Santa Helena e Medianeira. Os militares utilizam cerca de 180 viaturas no treinamento, entre eles blindados que circulam por rodovias vicinais e áreas particulares previamente autorizadas. Por similar uma situação real, não há uso de munições nem de artefatos explosivos.

Para potencializar os resultados dos exercícios, o comando da 15ª pediu aos moradores que atendam as orientações prévias das autoridades e órgãos de segurança nos municípios nos quais as atividades acontecem. A abertura dos trabalhos, no Show Rural, contou com todos os militares e estrutura empregada no adestramento. Foram helicópteros, veículos blindados de reconhecimento e de combate, drones operacionais e equipamentos de comunicação de alta tecnologia. A cerimônia contou com a presença do comandante da Brigada, o general Marcos Americo Vieira Pessôa.

O coordenador geral do Show Rural Coopavel, Rogério Rizzardi, diz que há anos a área do evento recebe atividades do Exército e de suas unidades. “Ficamos felizes em poder contribuir”, afirma ele, lembrando que em sua edição mais recente, em fevereiro, a 35ª edição recebeu mais de 384 mil visitantes, contou com 600 expositores e movimentou R$ 5 bilhões em negócios. A 36ª edição já tem data para acontecer: 5 a 9 de fevereiro de 2024.

Até helicópteros foram empregados na operação
Crédito: Assessoria

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *