Cascavel abre oficialmente as comemorações da Semana da Pátria

Autoridades civis e militares participaram da cerimônia que aconteceu em frente à Catedral, no Centro da cidade
As comemorações da Semana da Pátria em Cascavel foram abertas oficialmente na manhã desta quarta-feira (1) durante solenidade que reuniu autoridades civis e militares no calçadão da Avenida Brasil, em frente à Catederal.

O prefeito Leonaldo Paranhos, que participou do hasteamento da bandeira e da recepção do fogo simbólico, defendeu o patriotismo “na veia, no coração e na mente” e disse que as crises momentâneas, como a pandemia e a crise hídrica, precisam ser encaradas como expressão de oportunidade para aflorar em todos o patriotismo. “Vivemos em uma crise mundial, a pandemia que ataca todo mundo há mais de um ano e meio. Vivemos uma crise hídrica que ataca todos os estados brasileiros, mas vivemos um momento de oportunidades”, afirmou.

Paranhos lamentou que não seja possível realizar o tradicional desfile, retomado em 2017 e que vinha num crescimento contínuo com a participação das entidades e da população. “Mas é com alegria que apresentamos uma modalidade possível de realizar nesse momento. Nunca tivemos dúvida da nossa responsabilidade, de mesmo estando em pandemia expressar através das cores verde, amarela, azul e branca a nossa responsabilidade. E aqui, nesse ato de civismo, faço uma convocação a todos os cascavelenses, paranaenses, brasileiros, não percamos a oportunidade num momento em que o Brasil precisa de todos nós, precisa do nosso ato solidário, nosso ato de compreensão. Deixemos de lado as bandeiras partidárias, ideológicas e vamos hastear a bandeira do civismo, da responsabilidade, do exemplo”, afirmou Paranhos.

Prédios e os principais espaços públicos ganharam as cores verde e amarela, inclusive a prefeitura. A ideia é despertar nos cascavelenses o sentimento cívico de amor à Pátria e celebrar o dia 7 de Setembro, dia em que se comemora a Independência do Brasil.

PROGRAMAÇÃO DA SEMANA DA PÁTRIA

1º de Setembro (quarta-feira)

9h Abertura Oficial da Semana da Pátria com recepção do Fogo Simbólico, acendimento da Pira com hasteamento das Bandeiras e Execução do Hino Nacional

Local: Calçadão da Avenida Brasil, próximo à Catedral Nossa Senhora Aparecida

Participação: Banda Sinfônica Madeiras Professor Morales | Escola Municipal da Transparência |

Escola Municipal Diva Vidal | Equipe de Ginástica Rítmica Municipal | Capoeira Arte Luta – Mestrinho

2 de Setembro (quinta-feira)

9h Recepção do Fogo Simbólico, acendimento da Pira com hasteamento das Bandeiras e Hino Nacional interpretado por Susi Ubinski

Local: Calçadão da Avenida Brasil, próximo à Catedral Nossa Senhora Aparecida

Participação: Escola Municipal Ita Sampaio | Escola Municipal Florêncio Carlos de Araújo Neto | Escola Municipal Ana Neri | Centro de Convivência – EURECA I | Centro de Convivência Intergeracional Morumbi | Colégio Estadual Cívico Militar Brasmadeira

3 de Setembro (sexta-feira)

9h Recepção do Fogo Simbólico, acendimento da Pira com hasteamento das Bandeiras e Hino Nacional interpretado por Karoline Hedy Schmidt Garcia e Raquel Rubinato Rosolem (pianista)

Local: Calçadão da Avenida Brasil, próximo à Catedral Nossa Senhora Aparecida

Participação: Escola Municipal Hermes Vezzaro | Escola Municipal da Transparência | Escola Municipal Almirante Barroso | Capoeira Arte Luta – Mestrinho

4 de Setembro (sábado)

16h Passeio da Independência, sob coordenação da Fundação Municipal de Esporte e Cultura

Início: Lago do Ecopark Oeste (bairro Santa Cruz)

Término: Centro Nacional de Treinamento e Atletismo – CNTA

5 de Setembro (domingo)

Manhã: 9h Recepção do Fogo Simbólico, acendimento da Pira com hasteamento das Bandeiras e Execução do Hino Nacional

– Banda Sinfônica Madeiras Professor Morales

10h Ana Carolina Nofke, com a apresentação “Acústico Ouvido Brasileiro”, contemplado do edital Aldir Blanc

11h Luizinho do Teclado, contemplado do edital Aldir Blanc

Local: Feira do Teatro

Sob coordenação da Secretaria Municipal de Cultura e Esportes.

Tarde:

14h30 Grupo Capoeira Abadá

15h30 Banda de Música Connection Cascavel

Local: Calçadão da Avenida Brasil, próximo à Catedral Nossa Senhora Aparecida, sob coordenação da Secretaria Municipal de Cultura e Esportes.

Foto: Vanderlei Faria/Secom

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *