Cascavel elabora Plano Municipal de Imunização
Previsão é de que sejam vacinadas, entre os grupos prioritários, 99.051 pessoas
O Plano Municipal de Imunização contra a Covid-19, elaborado por técnicos da Secretaria Municipal de Saúde, foi apresentado na tarde deste segunda-feira (18) ao prefeito Leonaldo Paranhos. De acordo com o secretário de Saúde, Thiago Stefanello, o plano prevê a imunização de 99.051 pessoas dos grupos prioritários. Para isso, é necessário um total de 198.102 doses da vacina.
Dentro dos grupos prioritários, a primeira fase é composta por pessoas acima de 60 anos que estão em instituições de longa permanência para idosos e seus respectivos trabalhadores; pessoas com deficiências que estão institucionalizadas e os trabalhadores desses locais, além dos profissionais de saúde e os idosos acima de 80 anos. Essa primeira fase prevê 17.274 pessoas imunizadas.
“Claro que isso dependerá da quantidade de vacinas. Dentro dessa primeira fase também será necessária uma prioridade, uma vez que não teremos vacinas imediatamente para todo esse grupo”, afirma o secretário.
Na segunda fase da vacinação, a previsão é imunizar 37.156 idosos e na terceira 23.247 pessoas com algum tipo de comorbidade. Por fim, na última fase deverão ser vacinadas 21.374 pessoas, entre profissionais da educação, assistência social, segurança, serviço prisional, pessoas privadas de liberdade, em situação de rua, deficiência permanente severa e trabalhadores do transporte público.
Logística
Cascavel tem capacidade para armazenar 148 mil doses de vacina no Programa Municipal de Imunização (PMI). Atualmente, são 30 mil seringas e 100 mil agulhas em estoque na Central de Abastecimento Farmacêutico e Insumos (Cafi) adquiridos pelo Município, entre outros materiais como máscaras e aventais. Além disso, há outras 36 mil seringas, 695 aventais e 1.700 máscaras, enviados pela Secretaria Estadual da Saúde (Sesa). A Secretaria Municipal de Saúde conta com 280 vacinadores capacitados. No Centro de Eventos, onde foi montada a Central de Vacinação contra a Covid-19, a capacidade é para vacinar até duas mil pessoas diariamente.
“Estamos reforçando a esperança de virarmos o jogo, vencendo o medo, vencendo tudo aquilo que atrapalhou a vida de muitas pessoas no ano de 2020. Nos solidarizamos com todas as famílias que perderam seus ente queridos e mais do que nunca, agora, é hora de nos mantermos atentos com as medidas de prevenção e torcer para que possamos ter uma produção em massa dessas vacinas”, diz Stefanello.
O secretário destaca que, definitivamente, a saúde está dando a volta por cima e vencendo a pandemia da Covid-19. “Agora é momento de calma, de paciência e de escutar as orientações dos profissionais de saúde, das autoridades de saúde, para que nós possamos fazer isso da melhor forma possível”, afirma.