Conselhos são pilares para ajudar a pensar em soluções da cidade, diz Renato

Vice-prefeito participou, na manhã desta terça-feira, da posse da nova diretoria do Conselho Municipal de Educação
O vice-prefeito Renato Silva participou na manhã de hoje (8), no auditório da Reitoria da Unioeste, da posse da nova diretoria do Conselho Municipal de Educação (CME) para o biênio 2023/2025. Janete Ritter foi reconduzida ao cargo, tendo como vice, Angela Regina Soares.

O CME é formado por 26 membros, sendo 13 titulares e 13 suplentes, e são indicados por segmentos da sociedade. São os titulares os responsáveis pela eleição da diretoria.

A função do Conselho é emitir normativas, pareceres e deliberações políticas educacionais no município de Cascavel, ou seja, para todas as escolas CEIs (Centro de Educação Infantil) e CMEIs (Centro Municipal de Educação Infantil) que fazem parte do sistema municipal de educação.

“Nada melhor para a Prefeitura, poder público e toda estrutura do Município do que ter os conselhos como pilares, braço forte, para ajudar a pensar e resolver nossas necessidades. De mãos dadas nos fortalecemos e temos mais segurança, e os conselhos têm papel fundamental para que isso ocorra”, disse o vice-prefeito Renato Silva.

Para Janete Ritter, presidente do Conselho Municipal de Educação, além de ser um normatizador, é importante o acompanhamento que o CME faz na Secretaria de Educação, tanto nas questões de ensino quanto na política e decisões administrativas.

“Imediatamente após a posse da nova diretoria do Conselho, vamos iniciar as discussões com a realização da primeira reunião com a nova gestão. Discutiremos a presença da GM (Guarda Municipal) nas escolas municipais, renovação de autorização de funcionamento e cessação de algumas entidades”, explicou Janete Ritter.

Ela finalizou dizendo que “o papel do Conselho é a interlocução com a Semed. Somos este elo entre escolas, espaços educativos e a política administrativa. Portanto, é importante que as pessoas vejam o conselho como um agregador, como um parceiro”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *