CONTRA DENGUE: Bairro Alto Alegre receberá caçambas para destinar lixo de pequeno volume

Com a ação, Município já recolheu 128 toneladas de entulhos
Com 33 casos confirmados de dengue, um de chicungunya e e alto risco de infestação em toda a cidade, o trabalho de combate ao mosquito Aedes aegypti não para em Cascavel.

Nesta quarta-feira (5), a Secretaria de Saúde inicia a instalação de 12 caçambas no bairro Alto Alegre, região Oeste do Município, para que a população possa destinar lixo de pequeno volume que, por alguma razão, está acumulando água nos quintais das residências. O trabalho deve durar o dia todo. Hoje, os agentes também vão passar nas casas avisando sobre o recurso que estará disponível gratuitamente no bairro a partir de quinta-feira (6). As caçambas ficarão no bairro até segunda-feira (10).

Na oportunidade, os agentes de Endemias também farão vistorias e orientações, bem como tratamento e notificação dos moradores em mais de 2,5 mil residências.

O setor de Endemias focará na eliminação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika vírus e febre chicungunya. A Sesau reforça que é preciso intensificar os cuidados neste período de chuva e calor e pede que os moradores façam o dever de casa, com a faxina semanal, não deixando locais que possam acumular água.

=> Locais de instalação das caçambas –  Alto Alegre – quinta-feira 05/04 até 10/04:

Ao todo, são 12 pontos de instalação:
1- Rua João Berlando X Rua Estanislau Cidral
2- Rua Costa e Silva X Rua Hercílio Luz
3- Rua Cuiabá X Rua  Flamboyant
4- Rua  Hercílio Luz X Rua Aluizio de Azevedo
5- Rua Aluizio de Azevedo X Rua Estanislau Cidral
6- Rua Estanislau Cidral X Rua João Arquelau Soares
7- Rua Cuiabá X Rua Tarcilio Wagner
8- Rua Públio Pimentel X Rua  Roni Speroto
9- Rua Silvino Casagrande X Rua Estanislau Cidral
10- Rua Hercílio Luz X Rua Gumercindo P. Silva
11- Rua  Públio Pimentel X Rua Gumercindo P. Silva
12- Rua Fagundes Varella X Rua Cuiabá

A iniciativa marca mais um passo do governo municipal no combate ao mosquito da dengue, uma responsabilidade tanto do setor público como também da população. Apenas, unindo forças a guerra será vencida.

BALANÇO DA AÇÃO
A Secretaria de Saúde realiza essa força-tarefa com as caçambas para eliminar possíveis focos do mosquito. Ao todo, a Sesau já recolheu mais de 128 toneladas de lixo em atividades nos bairros Santa Cruz, Santo Onofre, Esmeralda, Interlagos e XIV de Novembro. A ação mais recente foi no Santa Cruz, onde 26 toneladas de lixo foram retiradas e foi necessário até uma caçamba extra, além das 12, para retirar os entulhos.

O que pode levar para a ação nas caçambas?

A Secretaria de Saúde vai recolher itens de pequeno volume que são considerados vilões no combate à dengue:

O que pode levar:
✅ Baldes;
✅ Pequenos potes;
✅ Latões;
✅ Vasos;
✅ Lixo de pequeno volume.

O que não pode:
❌ Restos de móveis;
❌ Eletrodomésticos;
❌ Eletrônicos;
❌ Sofá;
❌ Geladeira;
❌ Restos de construção civil;
❌Qualquer material volumoso.

COLETA DE VOLUMOSOS
Vale destacar que a mobilização é apenas para lixo de pequeno volume. Para volumosos, a população deve acionar a Secretaria de Meio Ambiente
Os volumosos, são materiais como sofás, guarda-roupas, entre outros objetos descartados pelos moradores depois de uma nova aquisição.

A Secretaria de Meio Ambiente realiza ao longo de todo ano a coleta desses itens gratuitamente. O objetivo é realizar uma destinação correta e evitar que os materiais sejam descartados nas ruas, em áreas de proteção e outros ambientes.

Para agendar a coleta, o cidadão pode ligar nos telefones 3902-1392 e 3902-1383. Atualmente, a espera é de cerca de 30 dias.

A  comunidade poderá fazer também o agendamento por meio do whatsapp. O contato é (45) 99146-1501

O cidadão precisa informar o nome completo, CPF, telefone, endereço e enviar foto legível dos resíduos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *