Coopavel chega aos 52 anos na melhor fase de sua história

Ponto alto do aniversário será nesta quinta, dia 15, com lançamento oficial do 35º Show Rural

A Coopavel comemora nesta quinta-feira, 15 de dezembro, o seu 52º aniversário. Com 7 mil cooperados e 7,3 mil colaboradores, a cooperativa experimenta o seu melhor momento. “Mesmo com desafios, os resultados dos últimos anos são muito bons, os melhores da nossa história”, destaca o presidente Dilvo Grolli. Em quatro anos, de janeiro de 2022 ao fim de 2025, a Coopavel dobrará o seu faturamento, chegando à marca de R$ 10 bilhões”.

A metodologia cooperativista, já uma realidade em países da Europa e em expansão em alguns estados brasileiros, foi a resposta que 42 produtores rurais de Cascavel encontraram há mais de cinco décadas para se livrar do jogo de grandes empresas brasileiras e multinacionais. Com a agricultura de escala ainda em afirmação, os produtores perceberam que teriam dificuldades caso seguissem reféns de regras que não lhes favoreciam. Assim, surgiu a ideia de criar uma cooperativa com base no melhor do que já existia no País.

Os primeiros anos não foram fáceis, mas gradualmente os bons resultados começaram a aparecer. O processo de profissionalização das propriedades rurais, em boa parte alcançada com a assistência técnica de qualidade garantida pela cooperativa, começou a mostrar a viabilidade da atividade rural e aquela foi a melhor propaganda possível para que o número de cooperados começasse a crescer. “Produzindo mais e melhor, os agricultores entenderam que aquele era não apenas um negócio para o presente, mas para o futuro da região”, destaca o presidente Dilvo.

Os anos de 1980 foram de dificuldades, mas contribuíram para melhorar a resiliência da cooperativa, tão necessária no avanço do processo de industrialização que viria e seria consolidado nos anos seguintes. “A agregação de valor às matérias-primas passou a remunerar ainda melhor a propriedade rural e a gerar empregos nas cidades, fazendo com que o ciclo de riqueza do cooperativismo fosse lentamente cumprindo a sua missão no Oeste do Paraná”, destaca Dilvo Grolli.

A transformação de grãos em ração e então em proteínas multiplicou resultados e deu nova dinâmica à economia regional. Hoje, o Oeste abriga cinco das 15 maiores cooperativas agroindustriais brasileiras. O Show Rural, por sua vez, abriu um leque de novas oportunidades, acelerando o processo de transmissão de conhecimentos da indústria ao produtor. Em 35 anos de realização, o evento ajudou a aumentar em mais de 200% as produtividades da soja e milho, fazendo do Oeste uma das maiores produtoras dessas commodities no mundo.

Modernização

Sempre atenta aos movimentos do mercado e às novidades trazidas pela inovação, a Coopavel iniciou há três anos um novo processo de modernização de sua estrutura. A atualização, que chega aos mais diferentes setores da empresa, vai conduzir a cooperativa a um novo estágio em seu processo de expansão. Sempre atenta à sustentabilidade e à preservação, ela segue conceitos modernos e internacionalmente reconhecidos, como as normas da ESG.

Lançamento

Uma missa em ação de graças às 18h, para colaboradores e cooperados, vai marcar na noite desta quinta-feira os 52 anos da cooperativa. Depois, também na Associação Atlética Coopavel – na saída para Toledo -, convidados vão se reunir para o lançamento oficial do 35º Show Rural, agendado para 6 a 10 de fevereiro de 2023. “Durante a solenidade de lançamento, vamos apresentar o tema oficial do evento, o filme especialmente produzido para divulgá-lo e também falar de algumas novidades já confirmadas”, ressalta o coordenador geral Rogério Rizzardi.

Fonte/Foto:Assessoria

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *