“É com amor à vida que damos abertura à Semana Nacional de Trânsito”, enfatiza Paranhos convocando a sociedade à mudança de atitudes

Prefeito abriu oficialmente atividades hoje (20) junto com todos os órgãos que participam das ações, em frente à Catedral, num trabalho conjunto de educação que segue até sábado (25), buscando conscientização para mudança do atual cenário do trânsito em Cascavel
“É com amor à vida que damos abertura à Semana Nacional de Trânsito”, disse o prefeito Leonaldo Paranhos ao abrir oficialmente o calendário de atividades educativas para um trânsito mais seguro, que serão desenvolvidas em Cascavel até sábado (25). Preocupado com os elevados índices de óbitos, acidentes e pessoas com sequelas em leitos hospitalares, vítimas da imprudência e do mau uso do trânsito, Paranhos convocou a cidade para um momento de reflexão sobre o que queremos e como estamos contribuindo para o atual cenário.A ideia é que todos analisem e repensem atitudes simples e responsáveis no dia a dia, adotando hábitos que tragam mais respeito e humanidade para a via pública, como nos incumbe o lema da semana, afinal, “No Trânsito, a sua responsabilidade salva vidas”.

“Estamos empenhados em proporcionar à nossa cidade um trânsito melhor, mas vale à pena fazer uma reflexão, pois a semana nacional é para isso. É preciso analisar as medidas oficiais sim, o que estamos fazendo para melhorar a infraestrutura e a mobilidade da população, contudo, é o nosso comportamento individual, de cada morador desta cidade, independente se é pedestre ou se está com num veículo, que fará a diferença”, disse o prefeito.

Entusiasta da vida, Paranhos relacionou as formas que temos de superar problemas, comparando aqueles que nos são alheios às decisões e vontade – como pandemia, crise econômica e hídrica e que gradativamente vamos superando -, com aqueles que ações individuais podem influenciar, chamando à atenção para a pressa, falta de atenção, desrespeito às leis, que afetam a segurança da coletividade na via. “Uma decisão individual pode mudar um cenário, com uma atitude consciente ao entrar no carro, subir na moto, atravessar a rua ou pegar uma bicicleta ou outro meio de transporte no dia a dia”, acrescentou.

O prefeito reconheceu o empenho e agradeceu a todos os órgãos que estão trabalhando integrados por um trânsito mais seguro na cidade, rotineiramente e, de forma conjunta nesta semana. Disse que autorizou investimentos na melhoria do trânsito e que, agora, diante do crescimento da frota, é preciso dedicação e do amor à vida de cada cidadão desta cidade. “Peço que cuide do outro e de si mesmo, porque a partir do momento que você sai de casa, está vulnerável, e só com atenção e cuidado é que vamos diminuir o número de acidentes em nossa cidade”, recomendou.

Enxugando gelo

Enxergar no outro o mesmo direito que se tem na via é o primeiro passo para mudar esta realidade, conforme pontuou o major Amarildo Ribeiro, do 4º Grupamento de Bombeiros, que coordena o Cotrans/PVT (Comitê Intersetorial de Prevenção e Controle de Acidente de Trânsito no Município de Cascavel), do qual a Transitar faz parte, junto com o 4º GB; a Polícia Rodoviária Federal; a Polícia Rodoviária Estadual; Polícia Militar; Secretaria de Saúde; 7ª Ciretran; Sest/Senat; Ecocataratas, Escola Pública Educativa de Trânsito – DER; Centro A; Secretaria Municipal de Educação; CFC Capital e Centro Universitário FAG.

Ele disse que falar do trânsito desperta sentimentos ambíguos, de alegria e de tristeza ao mesmo tempo, pois desde que saímos do útero, o trânsito passa a fazer parte da nossa vida, ao darmos os primeiros passos. “Mas na via pública, o que notamos, apesar de tudo o que estamos fazendo, é que estamos enxugando gelo”, lamentou o major ao se referir às ações permanentes de educação de trânsito que são ignoradas pela sociedade. “Estamos trabalhando rotineiramente, com ações, com projetos de melhoria viária, mas estamos entristecidos, pois as estatísticas de sinistros, mortes e sequelas por trauma só crescem. Concluímos que há falta de respeito, empatia e responsabilidade do cidadão, seja ele motorista, pedestre, motociclista ou ciclista. Em todos os modais precisamos enxergar no outro os mesmos direitos, porque só mudaremos a nossa realidade quando houver respeito”, concluiu o major Amarildo Ribeiro.

Trabalho integrado com todos os órgãos

A presidente da Transitar, Simoni Soares, deu destaque ao importante trabalho periódico e integrado de todos os órgãos que compõem o trânsito em Cascavel, junto com as demais secretarias municipais relacionadas, principalmente de saúde, que estão atuando com o mesmo objetivo de aumentar a segurança viária e preservar a vida. A educação é o elo principal deste trabalho, que está pautado ainda na engenharia de trânsito e rotineira fiscalização.

“Nós tratamos o trânsito como segurança viária, onde todos participam dele. A fiscalização é parte do tripé engenharia, educação e fiscalização -, e tem caráter pedagógico, necessário quando as ações educativas não são absorvidas pelos condutores, sendo que o objetivo do Órgão Municipal de Trânsito é a mudança cultural e comportamental dos usuários da via pública”, enfatizou, citando a implantação da Escola Pública Municipal de Trânsito, que formará um corpo técnico para atuar de forma efetiva com a sociedade e integrar os demais órgãos, inclusive aproximando a Transitar dos Centros de Formação de Condutores e Instituições de Ensino.

Dando início a essas ações, foram anunciados os projetos “Multa Gentil” e “Aprendendo com Agente”, todos voltados à educação de trânsito, paralelamente à realização, nesta quarta (22), do pregão que prevê investimento superior a R$ 3 milhões em sinalização horizontal, atendendo a uma demanda reprimida em bairros, binários e vias com maior número de acidentes.

Cascavel passa a contar com a Escola Pública Municipal de Trânsito

A Escola Pública Municipal de Trânsito (EPMT), que nasce por intermédio da Transitar, tem o objetivo de promover a Política Nacional de Trânsito, bem como a execução de ações e cursos voltados para o exercício da cidadania, mobilidade e segurança no trânsito. A resolução cria e estabelece os critérios e normas para a EPMT. A resolução que cria a EPMT foi assinada pelo prefeito e pela presidente da Transitar, Simoni Soares, durante a cerimônia desta manhã.

“Multa Gentil” e “Aprendendo com Agente”

Duas novidades também foram apresentadas hoje, na abertura da Semana Nacional de Trânsito. A Transitar passa a contar com o Projeto “Multa Gentil”, visa estimular bons hábitos no trânsito. Com isso, condutores que foram flagrados pelo agente de trânsito praticando um ato gentil, receberão uma “notificação em casa”, ou seja, com um elogio.

A placa do veículo será anotada, como numa infração, e o Setor de Educação e Cidadania da Transitar enviará uma correspondência informando que tipo de gentileza foi constatada. O ato será divulgado nas redes sociais oficiais.

O Projeto “Aprendendo com Agente” está ligado à Escola Pública de Trânsito e visa aproximar os condutores em formação e o órgão municipal de trânsito. Serão formados Agentes de Trânsito Educadores para ministrar aulas em CFCs, sem custos adicionais, agregando um conteúdo embasado em um novo conceito de trânsito.

Como viver com sequelas

A Secretaria de Saúde também está participando da Semana de Trânsito com um circuito que oferece a oportunidade do cidadão saber como é ficar cego num acidente, necessitar de cadeira de rodas, muletas ou demais acessórios ortopédicos para manter a mobilidade. O participante fará o circuito se colocando no lugar no sequelado para conhecer as limitações, visando conscientização dos riscos que um acidente de trânsito pode ocasionar.

Aprendendo desde criança

Durante a semana, de 80 a 100 crianças do 5º ano, de oito escolas municipais, participarão diariamente das ações no espaço em frente à Catedral, onde há um circuito educativo e lúdico para aprender as regras de trânsito.

O espaço também conta com diversas ações para todos os modais.

Confira a programação desta terça

programação de terça-feira.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *