Educação de Trânsito orienta condutores na nova minirrotatória da Rua Ipanema, no Bairro Brasília I

Muitos condutores ainda demonstram desconhecer a maneira correta de acessar a sinalização que foi instalada no cruzamento com a Rua Vereador José de Oliveira
A minirrotatória instalada no cruzamento das ruas Ipanema com Vereador José de Oliveira, no Bairro Brasília I, há 15 dias, ainda causa dúvidas nos condutores que transitam principalmente pela Rua Ipanema, recentemente revitalizada. Como a via era preferencial nesse cruzamento, muitos ainda seguem sem fazer a parada na nova sinalização, a qual deve ser observada e respeitada (Dê a Preferência) por todos que chegam nesse local, visando a melhor fluidez, segurança e organização do trânsito.

Para orientar motoristas, motociclistas e pedestres que passam pela nova sinalização, a equipe de Educação de Trânsito da Cettrans/Transitar esteve hoje (15) realizando uma atividade orientativa. Durante uma hora de ação, o que se viu foi que vários motoristas ainda passam direto pela preferencial, conforme explica a coordenadora do setor, Luciane de Moura. “Muitos condutores entendem que por estarem numa via antes preferencial não precisam parar na rotatória, o que é um equívoco. Há de se entender que agora todos reduzem e dão a preferência ao que já iniciou a circulação na rotatória ou o que está à direita”.

Como a abordagem direta aos cidadãos está limitada pelas restrições impostas pelo combate à Covid-19, a ação do setor é realizada com a presença de agentes e sinalização de trânsito, de forma a exigir maior atenção dos condutores.

O Código de Trânsito Brasileiro orienta que na rotatória a preferência é sempre para o veículo que já está em circulação, independente da preferência da via. Desta forma, o condutor que está parado deve aguardar que o outro veículo conclua a passagem antes dele entrar na rotatória. No caso de vários veículos chegarem ao mesmo tempo na rotatória, é preciso reduzir a velocidade e dar a preferência a quem está à direita do condutor.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.