Eficiência: GM de Cascavel lidera ranking de recuperações de veículos no PR

Ao todo, a Guarda Municipal recuperou 194 veículos em 2022
A Guarda Municipal de Cascavel lidera o ranking de recuperação de veículos furtados no Paraná, ficando à frente inclusive da capital Curitiba. O trabalho eficiente e comprometido de proteção à comunidade fez com que a GM recuperasse 194 veículos em 2022 no Município e fizesse valer o lema “Servir Sempre”.

A cidade ficou a frente de cidades como Foz do Iguaçu, com 142 recuperações, Curitiba com 111 e São José dos Pinhais com 97. Completam o ranking ainda Sarandi (80), Ponta Grossa (47), Campo Largo (44), Maringá (36), Londrina (20), Arapongas (14) e Paranaguá (8).

Embora a segurança pública seja uma responsabilidade do Estado, o governo municipal tem assumido um papel importante na proteção à comunidade e aos bens públicos e também no combate à criminalidade graças aos serviços da Guarda Municipal, criada em 2017.

O secretário de Segurança Pública destaca que o resultado é fruto de rondas efetivas e de guardas nas ruas em todos os territórios do Município. “A partir do momento que nós tomamos conhecimento de que um veículo foi furtado. O guarda fica muito zeloso e atento. A maioria deles leva uma anotação com a placa, ou decora, conforme a expertise e fica de olho nos veículos, cor, placa, e outros. E aí acontece isso. Nós não só recuperamos o veículo, porque às vezes o veículo foi abandonado, como também nossas recuperações também têm se dado com o indivíduo que receptou o veículo ou o próprio indivíduo que furtou, possibilitando, desse modo, a condução à prisão do indivíduo. Esse resultado para nós é grande satisfação e mostra que o trabalho tem sido executado com eficiência”, destaca.

Segundo ele, na maioria das recuperações, os veículos são de pessoas de baixo poder aquisitivo, que geralmente não têm seguro. Além disso, normalmente o veículo é seu objeto de trabalho, portanto, a recuperação traz um alento.

Somente no ano passado, a GM atendeu 5.125 ocorrências, apreendeu 500 quilos de drogas ilícitas, deteve 817 pessoas, apreendeu 15 armas de fogo e cumpriu 72 mandados de prisão.

Vale destacar que já está previsto um concurso para contratação de 120 guardas civis patrimoniais para ampliar o quadro de servidores que protegem o patrimônio cascavelense. O certame está previsto para ser aberto em breve. O concurso para agentes da GM também já está em trâmites e logo deverá ser publicado.

A atuação dos servidores tem se provado a cada dia um braço forte na área da segurança pública do Município e estratégica nas ações. A população pode acionar a GM pelo telefone 153.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *