Em prol da saúde, servidores se exercitam em aulas de ginástica laboral

O Município não teve nenhum custo e as aulas são realizadas gratuitamente. Ao todo, 231 servidores e estagiários participam da atividade.
Alonga daqui, estica dali, aquece e lá vem uma série de exercícios. O que parece ser uma rotina de uma academia, na verdade, é mais uma aula de Ginástica Laboral dos servidores da Prefeitura de Cascavel.

A iniciativa, que faz parte da Política de Valorização dos Servidores, é um cumprimento de estágio dos alunos de Fisioterapia da Univel e visa trazer mais saúde e qualidade de vida aos profissionais que fazem a máquina pública girar. O Município não teve nenhum custo e as aulas são realizadas gratuitamente. Ao todo, 231 servidores e estagiários participam da atividade.

A prática é realizada pela manhã na segunda, quarta e sexta-feira no Espaço do Servidor na Prefeitura, e na terça e quinta-feira no auditório da Secretária de Saúde, sendo que cada turma tem 15 minutos de atividades. Já no período da tarde, os atendimentos são realizados em caráter ambulatorial. Dessa forma, o atendimento é agendado a cada 40 minutos por pessoa, sendo, então acompanhada conforme sua queixa de dor. Esse procedimento é realizado pelos alunos, mas supervisionados pelos professores.

Conforme a coordenadora do Setor de Promoção à Saúde do Servidor, Divisão de Medicina e Segurança do Trabalho, a enfermeira Tânia Lika Maeda Carvalho, as atividades visam à prevenção de desenvolvimento de LER (Lesão por Esforço Repetitivo) e DORT (Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho), principais queixas de dores dos servidores públicos. “Além disso, promove a reeducação postural, alonga, incentiva à continuidade da prática de atividade física, estimula circulação sanguínea, melhora o rendimento laboral, promove a oxigenação cerebral, dentre outros benefícios. A aceitação está muito boa”, pontua.

Segundo ela, os resultados já são significativos, uma vez que quando mensurada a tabela de dor, os servidores já estão apresentando melhoras em seus quadros, apontando menos dores e relatando benefícios. “As pessoas saem totalmente renovadas”, conclui Tânia.

A atividade começou no início de novembro e deve ser encerrada na segunda quinzena de dezembro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *