Escola Profª Gladis Maria Tibola será a primeira da rede municipal a ter energia solar

Unidade ensinará na prática como ser sustentável a toda comunidade escolar
Em tempos em que é preciso compreender o papel da sociedade na economia dos recursos naturais e buscar meios para suprir as necessidades dos espaços públicos, a construção da Escola Municipal Professora Gladis Maria Tibola dá um importante passo nessa direção e vira referência.

O novo espaço, que atenderá alunos da pré-escola ao 5º ano do Ensino Fundamental, será o primeiro da Rede Municipal de Ensino a utilizar energia solar por meio de sistema gerador fotovoltaico instalado na cobertura do prédio, além de possuir cisterna enterrada para reaproveitamento de águas pluviais. O investimento é de mais de R$ 6,1 milhões. A previsão é que a escola volte a funcionar já no segundo semestre deste ano.

A unidade escolar foi projetada levando em consideração os princípios do Projeto Escola Feliz, que almeja um lugar agradável, uma escola que seja capaz de tornar o dia a dia dos alunos e profissionais da educação um ambiente salutar e propício para o aprendizado. As paredes antes cinzentas, começam a ganhar cores, deixando o ambiente escolar descontraído, alegre e receptivo.

A estrutura contará com salas de aula do ensino regular, salas de pré-escola com banheiros anexos, sala de múltiplo uso para Educação Infantil, sala de múltiplo uso para o Ensino Fundamental, sala de reforço escolar, biblioteca, laboratório de ciências, laboratório de informática, depósito de materiais de limpeza, instalações sanitárias acessíveis, auditório, área administrativa (secretaria, diretoria, coordenação, salas de professores, instalações sanitárias para funcionários, sala de hora-atividade, depósito de material pedagógico, sala de observação e vestiário para funcionários).

Além disso, o novo espaço contará com um bloco específico para refeitório que irá atender 223 alunos. O local ainda será composto por cozinha, ambiente para higienização e preparo de alimentos, depósito de materiais de limpeza, despensa e vestiários exclusivos para funcionários da cozinha.

Para as aulas de Educação Física os alunos terão à disposição um novo Ginásio Poliesportivo, composto por vestiários feminino e masculino, instalações sanitárias acessíveis, depósito de materiais de educação física, almoxarifado e arquibancadas.

A escola ainda irá dispor de passarelas cobertas para acesso entre os blocos, horta orgânica para atividades pedagógicas e também com estacionamento para 24 carros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.