Estudo mostra as potencialidades do turismo rural em Cascavel

Realizado pelo Instituto Brasil Rural, o estudo balizará as ações para que esse nicho de mercado seja explorado em Cascavel

Os primeiros resultados de um estudo de campo feito pelo Instituto Brasil Rural (IBR) sobre as potencialidades turísticas a serem exploradas comercialmente no Município de Cascavel foram apresentados na manhã da ultima quarta-feira (5) no estande da Associação dos Engenheiros Agrônomos de Cascavel (Areac), no Show Rural Coopavel.

O estudo, encomendado pelo Sebrae, foi apresentado aos secretários João Alberto Soares de Andrade (Desenvolvimento Econômico), Ney Haveroth (Agricultura) e ao presidente do Sindicato Rural Patronal, Paulo Orso. A solenidade contou ainda com a participação do presidente do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural (Comder), Paulo Valini,  do presidente do Sicoob, Guido Bresolin, e do presidente do Conselho Municipal de Turismo (Comtur), Orestes Hotz.

“ O estudo, teve a primeira etapa de 90 dias encerrada. Três técnicos do IBR visitaram as feiras locais, propriedades rurais  com potencial turístico . Fechada a primeira parte deste estudo,  temos agora as oportunidades, direcionamentos em mãos e sabemos o que deve ser feito para por em prática este nicho de mercado que pode trazer renda e qualidade de vida para pequenos produtores e também para aquelas pessoas que procuram a tranquilidade da zona rural para descansar  e saborear as comidas típicas do campo”, disse Lucas Rafael Pereira de Souza, diretor de Turismo da Semdec.

Cerca de 50 pessoas participaram da reunião, que de acordo com o diretor de turismo da Semdec, representa “ um trabalho que vai gerar oportunidades e negócios para Cascavel. Lucas Rafael destacou que os agricultores estão bastante interessados em abrir suas propriedades e a prova disso  é a participação maciça das famílias nas reuniões  e encontros que são realizados na secretaria.

“Nós recebemos em Cascavel através do Sebrae  esta primeira leitura da fase  inicial do diagnóstico de uma consultoria em turismo rural que a Semdec contratou através do Sebrae, onde estão mapeando as propriedades rurais, buscando gerar novas oportunidades para atrair turistas para Cascavel. Temos muitas oportunidades e potencialidades porque o governo municipal está bastante focado em dar as condições necessárias para que o produtor rural possa receber turistas. O turismo rural tem se tornado cada vez mais uma opção de viagens e lazer,  e a prefeitura de Cascavel começou este projeto e vamos avançar em 2020”, concluiu.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *