EXPLOSÃO EMPREENDEDORA: Cascavel criou mais de 18 mil MEIs nos últimos seis anos

Números mostram o DNA empreendedor do cascavelense e contribuem para a geração de emprego e fortalecimento da economia
Nos últimos seis anos, a cidade de Cascavel tem se destacado pelo seu crescente empreendedorismo. Um levantamento mostra que desde 2017, o município registrou a abertura de 18.173 novos Cadastros Nacionais de Pessoa Jurídica (CNPJs) para microempreendedores individuais. Somando as demais empresas formalizadas no período, o número chega a 36.246 empresas. Esses números revelam o DNA empreendedor do cascavelense e refletem um cenário de expansão empresarial por toda a cidade, inclusive em seus distritos.

A região central concentra a maior parte desses novos microempreendedores, com um total de 4.859 estabelecimentos. No entanto, é possível observar o surgimento a formalização de novos negócios em diversos bairros, mostrando uma expansão empreendedora que abrange todas as regiões de Cascavel. O bairro Parque São Paulo, por exemplo, ganhou 837 MEIs, seguido pelo bairro Cancelli, com 799 estabelecimentos. Além desses, os bairros Neva, São Cristóvão, Coqueiral, Floresta, Alto Alegre, Canadá, Interlagos e Cascavel Velho também se destacaram, registrando números expressivos de novas empresas ao longo dos últimos seis anos. Novas empresas foram criadas, no entanto, em todos os bairros da cidade.

Essa explosão de empreendedorismo em Cascavel pode ser atribuída a uma combinação de fatores. Os investimentos realizados pelo Município em diversos segmentos, como melhorias das vias públicas, abertura de ruas e nova iluminação pública, têm contribuído para criar um ambiente favorável aos negócios. Além disso, a implementação de medidas de desburocratização do sistema para iniciar um novo empreendimento tem impulsionado o cenário empreendedor na cidade.

APOIO

No mês passado, para dar apoio aos microempreendedores individuais, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico realizou, em parceria com o Sebrae, a Semana do MEI. Durante cinco dias, foram diversos aprendizados voltados ao MEI, nas áreas de Motivação Empresarial, Fluxo de caixa, Marketing Digital, Crédito, Como aumentar vendas e outros.

DESBUROCRATIZAÇÃO

Cascavel tornou-se referência para outros municípios ao aderir e consolidar a RedeSim, um sistema informatizado que simplifica e agiliza o registro e a legalização de empresas e negócios. Esse sistema tem facilitado a vida dos empreendedores, oferecendo ferramentas como o Alvará Fácil Online, Aprova Digital e Habite-Se Online.

“Eu costumo dizer que Cascavel tem o empreendedorismo em seu DNA e o poder público tem a obrigação de facilitar a vida daqueles que pretendem investir, criar oportunidades, gerar emprego e renda. Todos ganham com isso. São iniciativas como essa, e a garra da nossa população, que fazem com que Cascavel seja um exemplo de agilidade, eficiência na desburocratização e no incentivo ao empreendedorismo”, destaca o prefeito Leonaldo Paranhos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *