Laboratório Central de Cascavel bate recorde e realiza mais de um milhão de exames gratuitos em 2022

Serviço conta com um portfólio de 145 tipos diferentes de exames para a comunidade
A saúde de Cascavel conta com um suporte imprescindível no dia a dia dos atendimentos públicos: o Laboratório Central, da Secretaria de Saúde. Diariamente, o espaço recebe pacientes das unidades de saúde da cidade. Eles são encaminhados ao local para fazer exames gratuitos e, assim, dar sequência ao tratamento.

E esse serviço disponibilizado totalmente de graça à população bateu recorde de atendimentos em 2022. Somente no ano passado, o Laboratório realizou mais de um milhão de exames. O número exato é 1.082.137. O dado é significativo: 27% a mais que em 2021, quando foram feitos mais de 848 mil exames. Além disso, é uma marca histórica, uma vez que o Município nunca tinha tinha batido a marca do milhão, nem mesmo durante a pandemia. A média é que cerca de 14 mil pessoas sejam atendidas mensalmente no espaço.

Além dos números superlativos, o Laboratório conta com uma equipe altamente gabaritada para gerar resultados precisos e de qualidade à comunidade. Prova disso é que o Laboratório Central de Cascavel foi mais uma vez reconhecido como excelente pelo Programa Nacional de Controle de Qualidade (PNCQ), da Sociedade Brasileira de Análises Clínicas (SBAC).

O Laboratório Central disponibiliza um portfólio com 145 tipos diferentes de exames, inclusive como referência em diagnóstico de HIV, hepatites virais, tuberculose e hanseníase para toda a 10º Regional de Saúde. Além disso, o Laboratório realiza exames da Atenção Primária em Saúde, Pronto Atendimento e serviços especializados como: hemograma, parcial de urina, glicose, colesterol, pesquisa para covid-19 e entre outros.

O Laboratório conta com 42 servidores, 10 analistas clínicas, 10 técnicos de análises clínicas, quatro agentes administrativos, nove estagiários de nível superior, um auxiliar de Serviço Social, um auxiliar de serviços de saúde, um monitor de saúde, telefonista e zelador. Uma equipe que atende toda a rede municipal de Saúde de Cascavel.

O Laboratório Central funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, na sede que fica na Rua Cuiabá, 2370.

____

Texto: Cris Güetter
Fotos: Vanderlei Faria

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *