Mais de cinco mil mudas de árvores são plantadas em fundo de vale

O plantio faz parte do “programa Mais verde + vida”, criado pelo Território Cidadão para recuperar as áreas degradadas em cada um dos doze territórios existentes na cidade 

A manhã desta sexta-feira (24) foi marcada pelo plantio de 5,1 mil mudas de árvores nativas em uma área de três hectares próximo ao Ecopark Moroumbi, em Cascavel. A ação ambiental contou com a participação do secretário de Meio Ambiente,  Wagner Seiti Yonegura, o gestor do Território Cidadão, José Carlos da Costa, o Cocão, o presidente da ONG Amigo dos Rios, Adelar Valdameri e representantes da Associação de Moradores do Bairro Morumbi e Território Cidadão V.

“Esse plantio refere-se a um TAC (Termo de Ajustamento de Conduta) que foi assinado entre a Viapar e o IAT (Instituto Água e Terras) para recuperação e cercamento desta área, rica em nascentes. Este local é continuação do Eco Park Morumbi e a empresa se compromete  fazer a manutenção das árvores”, explicou o secretário de Meio Ambiente.

O fundo de vale, localizado entre os bairros Morumbi e Belmonte, possui dez nascentes. “ Esta área é muito boa, com bom visual, e quando a recomposição do ambiente ciliar estiver pronto será uma das áreas mais belas da cidade”, prevê o presidente da ONG Amigos dos Rios, Adelar Valdameri.

O Território Cidadão fará todo o trabalho de conscientização junto à população para que não haja descarte de lixo e entulho no local e que se evite a ação de vândalos no que diz respeito a depredação das mudas. “Esta é uma área que está degradada e com a recuperação a gente precisa que a população colabore ajudando na rega das mudas e evitar a ação dos vândalos, porque a intenção do prefeito Paranhos é também transformar esta área em um local de convívio  para a comunidade”, disse Cocão.

Programa Mais Verde + vida

O plantio faz parte do “programa Mais verde + vida”, criado pelo Território Cidadão para recuperar as áreas degradadas em cada um dos doze territórios existentes na cidade. “No território três e no Bairro Santa Cruz já fizemos a primeira recuperação, em parceria com o Consórcio Sanches Tripoloni. Lá foram plantadas 15,8 mil mudas de árvores, recuperando uma grande área do Município. A ideia é identificar as áreas degradadas nos territórios para recuperação. Após isso, [vamos] transformar estes locais em espaços públicos de lazer, caminhada, contemplação e o principal de tudo, melhorar o microclima da região”, completou José Luis Ferreira, coordenador do Programa Mais verde + vida.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *