Mutirão de Vacinação Contra Pólio vai até Cmeis e escolas para garantir a imunização das crianças

Comboio da Saúde já está vacinando no Centro de Cascavel; unidades de saúde seguem com imunização
O Mutirão de Vacinação Contra Pólio chega nesta quarta-feira (14) aos Cmeis (Centros Municipais de Educação) e às escolas da rede pública de Cascavel. A mobilização vai diretamente até o público-alvo da campanha, que é de crianças de 1 ano a menores de 5 anos. A iniciativa é para garantir a proteção dos pequenos contra a paralisia infantil.

No total, 113 instituições de ensino vão receber as equipes da Secretaria de Saúde, incluindo todos os 55 Cmeis e 58 escolas – essas que têm crianças na idade da campanha. A imunização acontecerá das 16h30 às 18h30, facilitando assim para que os pais possam acompanhar as crianças. Cada unidade será informada com antecedência da ida da Sesau para a instituição. A mobilização segue até dia 23 de setembro nas unidades de educação. As crianças recebem aviso nos cadernos de bilhetes sobre a vacinação.

Os pais que não puderem acompanhar podem autorizar a imunização, por meio do termo de consentimento disponível no portal do Município (clique aqui). A declaração deve ser impressa.

O Mutirão é uma iniciativa para aumentar a cobertura vacinal da Campanha Nacional de Vacinação Contra Pólio, que não chegou a nem metade do público-alvo imunizada. A meta é garantir a aplicação da dose em todas as crianças cascavelenses.

Os dados são preocupantes e reacendem o alerta aos pais para que reservem um tempo para levar os filhos para receberem a vacina. A dose protege contra a paralisia infantil, uma doença que está erradicada do Brasil há 30 anos, mas que há o risco de voltar, caso a cobertura vacinal não avance em todo o país. São apenas gotinhas quem podem evitar sequelas graves e até mesmo salvar a vida dos pequenos.

COMBOIO
O Mutirão começou nesta terça-feira (13), com a vacinação no Comboio da Saúde. A unidade móvel está estacionada no Calçadão da Avenida Brasil, totalmente equipada para a aplicação das doses. Os pais que estiverem passando com seus filhos pelo centro da cidade já podem aproveitar e imunizar seus filhos. A falta do documento de vacinação não será impedimento.

A unidade móvel ficará no local de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, e também aos sábados, das 8h às 17h. É mais uma opção para os pais.

EXTRAMURO
A vacinação extramuro também será realizada em mercados, universidades, Zoológico e entre outros espaços. As programações serão divulgadas à população.

A Unipar já confirmou presença na ação. De hoje (13) até dia 16 de setembro, a universidade fará vacinação, das 18h às 22h15, no câmpus de Cascavel.

O Sesc também se une ao Mutirão e será ponto de vacinação nos dias 14, 19, 29 e 30 de setembro. O atendimento será das 8h às 12h e das 13h30 às 17h.

CAMPANHA NACIONAL
A Campanha Nacional de Multivacinação e Vacinação Contra a Poliomielite segue normalmente nas unidades de saúde do município, a partir das 8h, até o dia 30 de setembro.

As crianças de dois meses a 1 ano devem fazer a vacinação nas unidades de saúde, uma vez que as doses são injetáveis.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *