O DISCÍPULO  _    Juan Carlos Ortiz

O Discípulo é uma pessoa que aprende a viver do mesmo modo que seu mestre. E depois, ele próprio comunica a outros a vida que tem. Portanto o discipulado não consiste em uma transmissão de conhecimento ou de informações. É uma transmissão de vida. Ser discípulo não é apenas aprender o que o mestre sabe, é chegar a ser como ele é.

Ex. Suponhamos que uma pessoa viajasse comigo durante uma semana e depois dissesse: “Olhe aqui Juan Carlos, você é um mestre, por favor marque comigo uma hora para ensinar-me algumas coisas”. Eu responderia: “Se você não aprendeu nada estando em minha companhia estes sete dias, não tenho nada mais para lhe ensinar”. Discipular não é tanto falar, mais é viver. Infelizmente nós fizemos da informação um fim em si mesmo.

Conhecer e memorizar as palavras da Bíblia tornou-se nosso único objetivo. Nunca vemos Jesus dando aos discípulos um estudo bíblico. Não conseguimos imaginá-lo dizendo: “Não se esqueçam de que amanhã teremos um culto das oito às nove; das nove às dez, estudaremos os profetas menores; e das dez à onze, veremos os livros poéticos, e depois, de onze até meio-dia teremos aula de homilética e hermenêutica.” No entanto, ele estava preparando os melhores discípulos que a história já viu. Jesus não tinha tempo a perder. Ele usava linguagem simples, clara e concreta.

Nós estamos preocupados em passar informação. Mas Jesus estava mais interessado em formação. Precisamos aprender com ele a fazer discípulos.

IGREJA ANGLICANA     _     Rev. Marialvo Rodrigues

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *