O Sentido do Natal

Estamos prestes a comemorar mais um Natal

Os preparativos já estão quase todos prontos; as festividades serão comemoradas com presentes, comidas e bebidas finas, reuniões, encontros e muitos presentes de amigos, parentes acrescidos de abraços e saudações de Feliz Natal.

Todavia, na maioria das vezes nos esquecemos do verdadeiro presente de Natal, que é Jesus. Qual é o sentido da sua vinda, porque Deus escolheu este pequenino e insignificante planeta terra para assumir a natureza humana e nos visitar.

Esta razão e significado na grande maioria das vezes são esquecidos e ou ignorados pelo ser humano que aqui habita e não sabe a sua origem, nem de onde veio e para onde vai, e ainda, muito menos quem é Jesus e o que Ele veio fazer aqui nesta terra.

Aplicando neste caso, tudo teve origem na criação do próprio ser humano, que já na origem da criação se rebelou contra Deus e assim perdeu a sua essência divina e o privilégio de uma vida eterna na presença de Deus. Assim sendo, o próprio Deus assumiu nossa forma humana, através de Jesus para nos resgatar ao seu Reino Eterno.

Jesus logo após ser batizado por João Batista no Rio Jordão e dando início ao seu ministério declarou: “Arrependei-vos, porque está próximo o reino dos céus” (Mt. 4:17). Hoje, somos filhos de Deus e herdeiros do seu Reino. “Ora, se somos filhos, somos também herdeiros, herdeiros de Deus e coerdeiros com Cristo, se com ele sofremos, também com ele seremos glorificados”. (Rm 8:17).

No entanto, é preciso esclarecer sem vanglórias ou arrogância, as pessoas que ainda não têm um relacionamento ou afinidade com Deus, algumas palavras e ou afirmações não tem sentido, pois elas são transmitidas aos eleitos pela ação do Espírito Santo de Deus. O Apóstolo Paulo chega a declarar que: a palavra da cruz é loucura para os que se perdem, mas para nós, que somos salvos, O PODER DE DEUS. (1ª Co. 1:18). E também: “O homem natural não aceita as coisas do Espírito Santo de Deus, porque lhes são loucura; e não pode entendê-las porque elas se discernem espiritualmente” 1ª Co. 2:14.

Portanto, para muitos, esse reino fica distante, utópico e inatingível, pois a sua marca e credencial é o sacrifício de Cristo na Cruz que no seu ápice coroa com a ressurreição de Jesus ao terceiro dia. O que parece ser paradoxal para o ser humano é a realidade desse reino que hoje está presente, e é vivido e testemunhado na Igreja pela força do Espírito Santo.

Para nós Deus nos dá uma oportunidade de escolha, para festejar este Natal: continuamos como sempre indiferentes ao seu Reino Eterno, ou escolhemos participar definitivamente deste projeto que nosso aniversariante Jesus está nos propondo. Somente para facilitar a escolha transcrevo o texto do Apóstolo Paulo, o qual Deus preordenou desde a eternidade para nossa glória: nem olhos viram, nem ouvidos ouviram, nem jamais penetrou em coração humano o que Deus tem preparado para aqueles que o amam. (1ª Co. 2: 9).

IGREJA ANGLICANA
Rev. Marialvo Rodrigues

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *