Obras avançam na Unidade de Saúde da Família do Los Angeles

Mais de R$ 1,8 milhão serão investidos na unidade que poderá comportar até três equipes de saúde da família

A série de reportagens sobre as obras da saúde de Cascavel chega agora a USF do bairro Los Angeles. Com uma população de 8.353 pessoas referenciadas, em 2019, a unidade realizou 19.300 atendimentos entre consultas com clínico geral, pediatria, ginecologia, serviço social e enfermagem.

A unidade de saúde também foi responsável por 44.538 procedimentos ambulatoriais. Dada a importância do atendimento público de saúde, a comunidade local está sendo contemplada com a construção, que deve ser finalizada em novembro deste ano. Os dados são do Setor de Informação e Planejamento da Secretaria Municipal de Saúde.

As novas unidades de saúde vêm ao encontro das diretrizes municipais no que tange ao atendimento humanizado, oportunizando a melhor distribuição e ampliação da atenção primária.

Segundo a Assessoria de Projetos e Investimentos da Secretaria de Saúde, a obra da Unidade de Saúde da Família Los Angeles iniciou no dia 07/10/2019 e já tem 43,04% executada.

Estrutura

A unidade de saúde poderá comportar três equipes de saúde da família, proporcionando ambientes adequados e acessíveis à população e aos servidores. A unidade contará com: recepção, pré-consulta, sala de vacina, farmácia, 1 consultório odontológico com a capacidade total de 3 cadeiras odontológicas, escovário, sala de curativos/suturas e coleta de material, sala de aplicação de medicamentos, sala de atendimento individualizado, sala de serviço social, sala de inalação coletiva.

Além disso, haverá cinco consultório, sala de reunião e educação em saúde, sala dos agentes comunitários em saúde, sala da administração e coordenação, vestiários masculino e feminino com sanitários, copa, DML, sala de limpeza e desinfecção, sala de armazenamento e estocagem de material esterilizado, almoxarifado, rouparia, shaft/rack, sanitários masculino, feminino e estacionamento.

O valor investido na edificação é de R$ 1.800.000,00. O processo licitatório para compra de mobiliário para a USF Los Angeles já está sendo elaborado pela Divisão de Gestão de Insumos da Secretaria Municipal de Saúde.

Outras obras

Além da USF Los Angeles, serão 10 novas Unidades de Saúde da Família (USF) no perímetro urbano e no interior, sendo elas: Cidade Verde, Cancelli, Los Angeles, Santo Inácio/FAG, Tio Zaca, Morumbi, Guarujá, Floresta, Rio do Salto e Tarumã; duas reformas com ampliação do espaço, a saber: UPA Brasilia (entregue no dia 13 de julho), e UPA Tancredo.

Outra obra em andamento é a nova sede do Centro de Atendimento Ambulatorial de Especialidades do Consórcio Intermunicipal de Saúde do Oeste do Paraná (Cisop). Todas essas obras citadas estão em fase de execução ou com licitação tramitando

A Secretaria Municipal de Saúde vem ampliando cada vez mais o atendimento à população tanto da área urbana quanto da área rural.

Prova disso, já está em fase de licitação: USF Claudete programada para o dia 18 de agosto; e USF Universitário, sendo o certame agendado para o dia 08 de setembro. A pasta ainda licitará a construção da Unidade de Saúde da Família do bairro Cataratas e a Manutenção das USF’s do Periollo e dos distritos de Espigão Azul, São Francisco, São João, São Salvador e Sede Alvorada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *