Olavo Santos sugere que autistas sejam isentos da obrigação de utilizar máscara

Através da indicação 339/2019, lida na sessão desta segunda-feira (1), o vereador Olavo Santos (PODE), sugeriu alteração do art. 22, do Decreto nº 15.374, de 11 de abril de 2020, o qual estabelece medidas para proteção da população e enfrentamento da Covid-19. A alteração proposta pelo vereador é que as pessoas com deficiência intelectual ou transtornos psicossociais sejam isentos da obrigação em utilizar a máscara.

Na justificativa da indicação que será encaminhada ao Poder Executivo destaca a importância da utilização da máscara no combate ao Covid-19. “A utilização da máscara tem sido fundamental na luta contra a Covid-19, contudo, há em nossa comunidade um grupo de pessoas que encontram dificuldade em utilizar o referido utensílio. Refiro-me aos autistas, pois o equipamento causa sério incômodo a eles, os quais, devido a motivos relacionado ao Transtorno do Espectro Autista, têm dificuldade em sentir algo tocando a pele”, destaca Olavo Santos.

O vereador lembra que as famílias já têm enfrentado dificuldades em fazer com que entendam o momento que estamos passando, principalmente pelo fato de não poder sair de casa, e o reforço com os cuidados com a higiene e a utilização da máscara tem sido um desafio ainda maior.

Foto: Marcelino Duarte / Assessoria Comunicação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *