PAiZ NAS ESCOLAS: Movimento fortalece relacionamento entre escolas e famílias

Ação desencadeada nesta quinta-feira em escolas e cmeis de Cascavel levou pais para dentro das instituições de ensino. Eles acompanharam a rotina dos filhos e participaram das atividades ao lado dos pequenos
O dia 20 de abril ficará marcado na história da educação em Cascavel com as ações que contribuíram para o fortalecimento do relacionamento entre as instituições de ensino e as famílias dos alunos. Desde que os portões das escolas e cmeis de Cascavel se abriram, uma série de atividades envolveu pais e alunos.

A ação “PAiZ NAS ESCOLAS:  Um dia….A vida inteira pela escola” levou uma série de atividades que promoveu o fortalecimento do vínculo das famílias com escolas e cmeis do município. Gincanas, brincadeiras, palestras, jogos entre pais e alunos dentro do ambiente escolar e pinturas foram algumas das muitas atividades desenvolvidas  nas 65 escolas municipais e 56 cmeis de Cascavel.

O movimento também proporcionou um ambiente descontraído e divertido, onde as famílias puderam interagir e se aproximar ainda mais das instituições de ensino.

O prefeito Leonaldo Paranhos acompanhou as atividades e disse que a proposta é de um grande relacionamento permanente com a escola.

“Nós estamos tomando uma grande decisão. Nós quem? O município de Cascavel, o poder público, os nossos servidores da educação e mais de 24 mil famílias. Nós estamos propondo um grande relacionamento dentro da escola. Estender a nossa casa, a sala, a cozinha, o banheiro, o nosso quintal e a sala de aula. Agregar mais esse espaço no nosso dia a dia. Entender o movimento do nosso filho, as suas alegrias, as suas tristezas, as suas necessidades, os seus desejos de fato. É um movimento muito lindo e muito importante, que a gente vem fazendo, mas há possibilidade de fazer melhor”, afirmou o prefeito.

A secretária de Educação, Marcia Baldini, diz que a data representa o restabelecimento e fortalecimento da relação da família na escola.

“Os pais e mães, os responsáveis legais presentes na escola. Esse é o nosso objetivo, que haja uma integração, para que a gente consiga cumprir o papel, a função social da escola pública, que é a transmissão do conhecimento científico”,  disse a secretária.

Marcia destaca que a proposta de fortalecimento do vínculo entre escola e família será constante. “É o momento de nós pararmos um pouco e olharmos para aquilo de mais precioso que nós temos, que são os nossos filhos dentro dos espaços escolares”, destacou.

O presidente do Legislativo, Alécio Espínola, acompanhou parte das ações nas escolas  e lembrou que assim que o prefeito Paranhos enviou um projeto para fortalecer a segurança nas escolas, um sessão extraordinária foi convocada para aprovação imediata na Câmara de Vereadores.

“Estamos juntos unidos para dizer a todos das escolas, professores, pais e alunos que nós faremos  o melhor para dar segurança a nossa família escolar’, destacou.

Gabriela Saldanha é mãe de aluna e destacou a importância da participação da família no ambiente escolar. “A gente deve saber o que o nosso filho come na escola, quem é a professora o que acontece, é um trabalho muito bacana que está acontecendo”, afirmou.

Silvana Andrade, diretora da Escola Ana Neri, no bairro 14 de Novembro, ressaltou os trabalhos que a instituição está fazendo. Uma das ações foi a criação da “Carteirinha Ana Neri mais segura, eu protejo, eu cuido eu sou responsável”. Essa carteirinha será entregue aos pais na próxima semana e, sempre que chegarem à escola, irão mostrar ao guarda para mostrar que são os responsáveis.

“A intenção da nossa carteirinha, ela foi decidida em assembleia juntamente com os pais, é para nós termos o zelo e o compromisso com quem está entrando na escola, o pai é o protetor, o responsável, então ele tem que se sentir parte da escola, e para isso nós criamos a carteirinha”, relatou a diretora.

Secretários municipais participam, durante todo o dia, das atividades desenvolvidas nas escolas e cmeis de Cascavel.

 

Fotos: Vanderlei Faria e Manoel Teixeira

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *