Paranhos entrega obras de ampliação do Creas Oeste

Espaço tem como objetivo principal fortalecer os vínculos familiares, mas também dar encaminhamentos para pessoas que sofreram algum tipo de violação dos seus direitos
O prefeito Leonaldo Paranhos e o secretário de Assistência Social, Hudson Moreschi Jr, entregaram na manhã desta terça-feira (23) as obras de ampliação do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas Oeste), no bairro Santa Cruz.

O espaço que atende crianças, adolescentes, idosos e pessoas com deficiência em situação de abandono, negligência, violência física e maus tratos, teve suas instalações renovadas e ampliadas visando proporcionar melhores cuidados e proteção para garantir a dignidade e sobrevivência dessas pessoas.

“Nós estamos investido nas redes de assistência, que nós chamamos de assistência continuada, além dos programas emergenciais, que são necessários. O grande investimento na assistência é a política continuada, aquela que nós temos à disposição da população, não dos mesmos, pelo contrário, a gente precisa atender essas pessoas, tirar da vulnerabilidade, tirar dos problemas. Aqui teremos muito mais capacidade de atendimento”, enfatizou o prefeito Paranhos.

Hudson Moreschi diz que o objetivo principal do Creas  é fortalecer os vínculos familiares e evitar que violações resultem em acolhimento. “Esse seria o pior cenário que a gente pode ter na política de assistência social, por isso a importância desse investimento já que o Creas atua principalmente na prevenção”, destaca.

A assistente social Fernanda Martins, coordenadora do Creas Oeste, explica que o centro de referência se destina a pessoas com violação de direitos e os encaminhamentos são feitos pela rede intersetorial. “A ampliação veio para possibilitar maior qualidade e eficiência para a equipe e com certeza vai impactar no atendimento”, afirma.

Atendimentos

O Creas estende seu atendimento às mulheres vítimas de violência doméstica, oferecendo acolhimento, escuta qualificada, apoio, orientação e encaminhamentos necessários para garantir sua proteção.

De janeiro a maio deste ano, foram atendidas 625 pessoas e 88 famílias, sendo a maioria dos casos direcionados a crianças e adolescentes que sofreram violações de direitos.

A obra compreende a construção de 288 m² e os recursos são provenientes do programa Avança Mais, uma importante parceria com o Governo do Estado.

A expansão da unidade proporcionará maior eficiência no atendimento prestado, além de ampliar o número de equipes e, consequentemente, a oferta de serviços para aqueles que necessitam de proteção. Essa iniciativa é um passo fundamental no fortalecimento da rede de assistência social do município e na garantia de direitos para os mais vulneráveis.

 

Fotos: Vanderlei Faria/Secom

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *