Paranhos participa de encontro do PlanificaSUS

Programa é uma estratégia de fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS) no Paraná para integrar a atenção ambulatorial especializada com a atenção primária à saúde
O prefeito Leonaldo Paranhos participou na manhã de ontem (14) da abertura do 7º Encontro de Formação de Tutores Regionais, que acontece até quinta-feira (16) no auditório da Unipar, em Cascavel, com a participação de aproximadamente 80 profissionais da área de saúde.

O PlanificaSUS é uma estratégia de fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS) no Paraná para integrar a atenção ambulatorial especializada com a atenção primária à saúde.

Paranhos disse que estava honrado em receber tutores de todo o Paraná nesses três dias de evento e lembrou que o desafio na saúde é grande. Ele destacou a importância de os governos municipal, estadual e federal estarem em sintonia.

“É importante dizer que aquela pessoa que procura saúde, ela não quer saber se será atendida pelo município, pelo estado ou pelo governo federal, ela quer ser atendida. Esse relacionamento, essa sintonia com a instâncias de governo, traz mais resultados”, enfatizou.

Cascavel tem investido na atenção primária nos últimos anos e foi reconhecida pelo Ministério da Saúde como o Município com maior crescimento do Brasil. Em 2017, eram 27 equipes do Programa Saúde da Família e hoje são 58.

César Neves, secretário de Saúde do Paraná, diz que o direcionamento e orientação à população são pontos prioritários das ações. “A solução sempre é a atenção primária. Quando temos uma atenção primária resolutiva, fatalmente esses casos não acabam migrando para as UPAs, aos pronto atendimentos e os hospitais não ficam sobrecarregados”, afirmou.

Fotos: Vanderlei Faria/Secom

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *