Passageiros aprovam campanha de orientação contra furtos e roubos no transporte coletivo

Agentes da Transitar fixaram cartazes hoje (9) em ônibus e terminais, orientando passageiros para pequenas atitudes preventivas
“Embora a gente já tenha certa precaução, é bom sempre alguém nos alertar do que está acontecendo, porque tem muita gente tão sem vergonha, que acha que o idoso é tonto; mas em idade mais avançada, a gente tem mais limitações, então é importante saber que estamos correndo riscos”, afirmou hoje (9) a aposentada Carmem Breda, em aprovação ao reforço à campanha de orientação desencadeada pela Transitar nos terminais de transbordo e nos ônibus do transporte coletivo urbano visando à prevenção de furtos e roubos a passageiros.

A aposentada Valdivina Alves estava indo ao médico e também ouviu atentamente as orientações dos agentes, aprovando a iniciativa. Ela contou que sai pouco de casa, mas como mora parte do ano em Cascavel e parte em Curitiba, está ciente dos riscos que corre com os pertences em transportes coletivos, então não descuida da bolsa. “Eu já fui roubada duas vezes em Curitiba, então agora estou bem alerta. As ações ajudam bastante a deixar as pessoas mais atentas”.

Embora não tenha dados quantitativos, a Transitar recebe relatos de passageiros por meio de agentes de transporte quase que diariamente de perda de carteiras e celulares em ônibus e terminais. Muitos documentos são encontrados nas lixeiras, devido aos furtos de bolsas e carteiras que ocorrem com maior intensidade no início do mês, data de pagamento de benefícios e salários. Dentre as principais vítimas, estão pessoas aposentadas, que em alguns casos deixam o cartão com a senha na carteira para facilitar os saques. Na mão de pessoas mal-intencionadas, isso pode se tornar um grande prejuízo.

“Nosso papel, enquanto autarquia, é orientar com ações educativas para prevenir novos casos, por isso estamos chamando à atenção das pessoas de todas as idades para o cuidado com os pertences e, no caso de ações suspeitas, avisar o motorista ou os órgãos de segurança”, disse a encarregada do setor de Educação de Trânsito da Transitar, Luciane de Moura.

O alerta vale para todas as idades. Jovens e adultos com celular na mão e fone de ouvido também devem ficar mais atentos ao que ocorre ao redor. Todo passageiros deve evitar celular e carteira em bolso traseiro; bolsas e mochilas devem estar sempre fechadas e ser transportadas na frente do corpo.

A Guarda Municipal tem papel fundamental na abordagem orientativa e está intensificando também as rondas. Em caso de furtos, o cidadão deve acionar os órgãos de segurança e registrar Boletim de Ocorrência na Delegacia de Polícia. A GM deve ser acionada pelo telefone 153 e a PM pelo telefone 190.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.