Prefeito Paranhos é homenageado com medalha Coronel Sarmento

Principal honraria da Polícia Militar do Paraná reconhece o trabalho desenvolvido pelo Município que tem auxiliado a corporação, principalmente na formação de novos policiais
O prefeito Leonaldo Paranhos recebeu, na tarde de ontem quarta-feira (17), a medalha Coronel Sarmento, maior honraria concedida pela Polícia Militar do Paraná em reconhecimento a pessoas que atuam em prol da corporação e da segurança pública. A solenidade foi na Acic, onde também aconteceu um treinamento com 204 alunos do curso de formação de policiais e 39 do curso de sargentos. Emocionado, o prefeito recebeu a medalha das mãos do coronel Hudson Leôncio Teixeira, comandante da Polícia Militar do Paraná, e disse que a homenagem tem um peso enorme.“Quem ver, ler a vida do coronel Sarmento vai perceber que foi um homem apaixonado pela segurança pública, dedicou a vida inteira para a Polícia Militar do Paraná. Receber essa medalha, esse certificado, nos enche de alegria e de responsabilidade porque sustentar no peito uma medalha de um homem que deu a vida pela segurança, de fato é muita responsabilidade. Eu quero dar minha modesta contribuição, mas claro que aumenta mais minha responsabilidade de cada vez mais olhar para essa política pública tão interessante, que é a segurança pública”, afirmou o prefeito.

Paranhos dividiu a homenagem com a população de Cascavel que, segundo ele, tem ajudado administrar o Município.

“Quando a gente tem uma cidade com mais de 330 mil pessoas que colaboram e usam aquela frase ‘esse problema também é meu’, ao ser homenageado, reconhecido, eu preciso compartilhar com a nossa equipe, com a população de Cascavel, essa honraria tão linda”, afirmou.

O coronel Hudson Teixeira disse que a medalha é um reconhecimento por tudo o que o prefeito Paranhos tem feito em prol da Polícia Militar.

“A criação da 3ª Esfaep [Escola de Formação, Aperfeiçoamento e Especialização de Praças da Polícia Militar do Paraná] se deu, em grande parte, por mérito do prefeito que nos ajudou, e muito, cedendo espaços e nos ajudando nesse início dos cursos”, destacou.

O coronel Sergio Almir Teixeira, comandante do 5º Comando Regional da Polícia Militar (CRPM), lembrou que e homenagem é pelas ações do prefeito, não só em prol da PMPR, mas aos cidadãos do Paraná. A indicação para a medalha partiu do 5º CRPM.

“É um prazer estar homenageando o nosso prefeito e, melhor ainda, essa homenagem ser entregue pelo nosso comandante-geral”, observou.

Coronel Sarmento

O Coronel Joaquim Antônio de Moraes Sarmento foi reconhecido patrono da Polícia Militar do Paraná por ter dedicado sua vida à corporação e pela luta na “Campanha do Contestado”, em 1912, na qual teve o olho ferido.

Nasceu no dia 17 de maio de 1882 e ingressou na Polícia Militar em 1907. Participou de todas as operações revolucionárias travadas pela corporação entre 1912 e 1926, comandando a tropa paranaense na “Revolução de 1924”.

Sarmento foi para a reserva em 1926, sendo chamado à ativa em 1929 pelo período de um ano, sendo definitivamente reformado em 1930. O coronel faleceu no dia 21 de abril de 1934, dia de Tiradentes, patrono das polícias do Brasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *