Prefeitura vai modernizar prédio do Ceavel

Centro de Aperfeiçoamento dos Servidores Públicos Municipais será totalmente reformado e terá, inclusive, sistema de geração de energia limpa
Garantir espaços públicos com qualidade, acessibilidade e conforto. Essa tem sido a tônica da Prefeitura de Cascavel nos últimos quatro anos quando o assunto são prédios públicos. Dezenas de reformas e ampliações têm garantindo espaços mais adequados para atender a população. Agora, um importante espaço utilizado para capacitação dos servidores públicos também será modernizado.

Na manhã desta quarta-feira (25), o prefeito Leonaldo Paranhos e a secretária de Educação, Marcia Baldini, assinaram a ordem de serviço para as obras de reforma e modernização do Centro de Aperfeiçoamento dos Servidores Públicos Municipais de Cascavel (Ceavel). A obra terá investimentos de R$ 2.040.045,17 e deverá ser concluída dentro de sete meses.

Construído há 30 anos, o Ceavel não recebe reformas há 20 anos. O prefeito Paranhos lembrou que tinha um compromisso de iniciar os trabalhos de reforma do espaço ainda dentro da atual gestão, mas que ao longo dos últimos quatro anos, a prioridade foi recuperar prédios de escolas e Cmeis que tinham urgência em ser revitalizados. Após 72 reformas realizadas, agora é a vez do Ceavel.

“Incluímos essa transformação do Ceavel que é, de fato, o coração da educação. É aqui que os nossos profissionais da educação se reúnem, acontecem capacitações, encontros, interação e as políticas públicas saem daqui. Então, nada mais justo do que ter um espaço aconchegante e confortável”, destaca o prefeito.

Marcia Baldini diz que essa modernização é extremamente necessária. “É uma obra necessária porque o Ceavel é um grande marco para os nossos professores e servidores. Tenho certeza que nenhum professor ou servidor da secretaria de educação deixou de passar pelo Ceavel, em formação”, afirma.

O diretor do Ceavel, Vanderlei Augusto da Silva, ressalta que o espaço é a casa do servidor. “É o espaço de qualificação, de conhecimento do servidor. Em algum momento da vida o servidor do município passa por esse local, seja quando ele vem fazer seu exame psicológico para ser admitido no Município, seja no curso de segurança no trabalho ou durante sua vida profissional para se qualificar, para ter o conhecimento”, ressalta.

 

Reforma 

A ampla reforma compreende toda a parte de cobertura, elétrica, pisos, janelas e portas. Todos os revestimentos serão trocados bem como a adaptação do espaço interno, com todas as normas de acessibilidade. O Ceavel receberá alguns espaços para abrigar a coordenação de algumas ações do Secretaria Municipal de Educação (Semed), como é o caso do Programa de Combate e Prevenção à Evasão Escolar.

O projeto prevê ainda a utilização de energia solar, por meio do sistema gerador fotovoltaico, instalado na cobertura do prédio. Com isso, a Semed amplia a incorporação do sistema de geração de energia limpa em seus prédios. As novas escolas implantadas no município têm essa percepção de sustentabilidade.

Para deixar o ambiente mais agradável, haverá ainda obras externas como reconstrução do muro frontal e o pórtico da entrada principal. Além disso, haverá paisagismo na parta externa com instalação de pavers, calçadas em concreto e cimento alisado, bancos em concreto, canteiros de árvores, revestimentos cerâmicos e novas pinturas das grades.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.