Primeira sessão por videoconferência tem recorde histórico de participação

Transmitida simultaneamente pelo Facebook e pelo YouTube, a primeira sessão ordinária da Câmara Municipal, realizada por videoconferência nesta segunda-feira (06), foi um sucesso e bateu recordes de visualização, comentários, compartilhamentos e até de novos inscritos e seguidores adquiridos num só evento. Mesmo com algumas dificuldades iniciais que atrasaram o início efetivo dos trabalhos em uma hora, a sessão transcorreu com normalidade e superou as expectativas do presidente, vereador Alécio Espínola (PSC).

“Tivemos aqui hoje um exemplo de transparência e do resultado do esforço conjunto da equipe técnica dos servidores, das assessorias e dos próprios vereadores, para superar as adversidades trazidas por essa pandemia e, mesmo assim, possibilitar o funcionamento normal do Poder Legislativo com plena participação popular”, avaliou o presidente. Ele e o primeiro secretário, vereador Cabral (PL), participaram a partir do Plenário, com apoio técnico, legislativo e jurídico de profissionais da Câmara.

A sessão durou 3h20 e seguiu as normas do Regimento Interno. Foram votados três projetos de lei e um de decreto legislativo e, ao final, vários vereadores fizeram seus pronunciamentos no Grande Expediente. Nas sessões virtuais, já autorizadas por resolução, as votações são sempre feitas no sistema nominal, que é aquele em que cada vereador precisa ser chamado individualmente para declarar seu voto.

Números da participação

No Facebook, a publicação com o vídeo da sessão alcançou 8.583 pessoas até a conclusão desta matéria, um número que é mais de 20 vezes superior ao alcance da sessão da segunda-feira anterior (26 de junho), quando chegou a 407 pessoas. A sessão virtual teve 2,2 mil visualizações, 48 comentários e 12 compartilhamentos. A página da Câmara ganhou 18 novos seguidores durante a sessão.

Já no YouTube, o vídeo foi reproduzido 349 vezes, com um pico de 59 pessoas assistindo ao mesmo tempo. O canal da Câmara ganhou 4 novos inscritos no decorrer da transmissão.

Durante toda a sessão os vereadores e suas assessorias acompanharam os comentários nas duas plataformas e vários questionamentos feitos pelos cidadãos foram levados em consideração pelos parlamentares em suas falas durante a discussão dos projetos.

Assessoria de Imprensa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *