Projeto da Semed é premiado na 8ª edição do Prêmio Gestor Público

O Contador de Histórias, que estimula a leitura entre os alunos da rede municipal e dos próprios familiares recebeu o Certificado de Reconhecimento
Inscrito na 8ª edição do Prêmio Gestor Público – Paraná (PGP-PR), o projeto “O Contador de Histórias”, elaborado pela Secretaria Municipal de Educação (Semed), foi premiado nesta quinta-feira (10) e recebeu o Certificado de Reconhecimento. Pela primeira vez desde a criação em 2013,  a cerimônia  foi realizada à distância, por conta da pandemia do coronavirus. A premiação teve que se adaptar ao contexto da pandemia, uma vez que não era possível avaliar os projetos de forma presencial em todas as cidades.

Cilmara Ceccatto Sachet, coordenadora das Bibliotecas Escolares da Rede Pública Municipal de Ensino, disse que estar entre as seis categorias premiadas é uma honra. “Esse projeto do Contador de História é, realmente, inspirador e ser agraciado mostra o quanto o nosso município, em especial a Secretaria de Educação, se preocupa em gerir esses recursos públicos da melhor maneira possível”, afirma.

A secretária de Educação, Márcia Baldini, também comemorou a certificação. “O Premio Gestor Paraná, para a educação de Cascavel, é uma grande satisfação, uma grande alegria, porque é a consolidação de um trabalho desenvolvido pelos nossos profissionais por meio da coordenação das bibliotecas escolares”, diz. Ela ressalta que o mais importante é o reflexo que o projeto tem na aprendizagem dos alunos.

O projeto

O Projeto O Cantador de História foi criado em 2017 e nos anos seguintes aperfeiçoado com a inclusão de outras atividades, como o Baú Literário.  “Isso foi um grande marco, um diferencial para o incentivo à leitura, dramatização, a contação de história no Município de Cascavel”, destaca Marcia.

O prêmio demonstra a relevância que a literatura infantil tem para o universo da criança e dos adultos ao estimular os alunos a conhecerem novas histórias e apresentarem à comunidade.

“O projeto tem essa prerrogativa, ele não se fecha nos muros das escolas . A forma como ele foi concebido é justamente fazer com que o maior número de pessoas possam parar e ouvir as crianças contarem história num período determinado de tempo. A gente elege uma semana para isso acontecer”, explica Cilmara.

Os alunos são previamente selecionados nas unidades escolares e, depois disso, escolhida a história e iniciado os ensaios, preparação de cenários e figurinos (opcional). As unidades escolares têm a possibilidade de organizar as apresentações em grupos ou individualmente. Para que todos possam apresentar suas histórias, a Semed organiza um calendário com pelo menos 5 dias.

As apresentações ocorrem no período noturno, assim  as famílias dos alunos participantes podem prestigiar e envolver-se ainda mais no processo escolar dos alunos. Todos os estudantes  que participam  recebem um livro, uma medalha e um certificado. Já as unidades escolares recebem uma placa de homenagem pela participação.

Em 2017, a Semed registrou a  participação de 230 alunos, já em 2018, foi aberta a participação para  professores e monitores de biblioteca, juntamente com os alunos e a participação foi de 750 pessoas.

No ano de 2019, o Contador de Histórias contou com a participação de 450 alunos da Rede Pública Municipal de Ensino.

Sobre o PGP-PR

O Prêmio Gestor Público Paraná é  organizado pelo Sindicato dos Auditores Fiscais da Receita Estadual do Paraná.  Na edição deste mano 68 Municípios do Estado participaram e tiveram seus projetos homologados, 36 foram premiados.

Os troféus e certificados serão entregues posteriormente. Cascavel venceu o PGP-PR pelo segundo ano consecutivo. Em 2019, os programas Território Cidadão – Cascavel Desenvolvimento territorial e Aprender Digital, foram contemplados.

Os municípios participantes concorreram nas categorias: Melhor do Ano, tema do Ano, Administração Tributária, tecnologia e Inovação, Troféu PGP-Pr, certificado de Reconhecimento e Menção Honrosa.

A edição deste ano do Premio gestor Público Paraná teve por  tema :  “Empreendedorismo: Idealizar, Realizar e Transformar”. A ideia do PGP-PR foi buscar iniciativas que inovassem na gestão pública e que melhorassem a qualidade de vida dos paranaenses, tornando o serviço público mais dinâmico e eficiente.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.