Projeto da Semed é premiado na 8ª edição do Prêmio Gestor Público
O Contador de Histórias, que estimula a leitura entre os alunos da rede municipal e dos próprios familiares recebeu o Certificado de Reconhecimento
Cilmara Ceccatto Sachet, coordenadora das Bibliotecas Escolares da Rede Pública Municipal de Ensino, disse que estar entre as seis categorias premiadas é uma honra. “Esse projeto do Contador de História é, realmente, inspirador e ser agraciado mostra o quanto o nosso município, em especial a Secretaria de Educação, se preocupa em gerir esses recursos públicos da melhor maneira possível”, afirma.
A secretária de Educação, Márcia Baldini, também comemorou a certificação. “O Premio Gestor Paraná, para a educação de Cascavel, é uma grande satisfação, uma grande alegria, porque é a consolidação de um trabalho desenvolvido pelos nossos profissionais por meio da coordenação das bibliotecas escolares”, diz. Ela ressalta que o mais importante é o reflexo que o projeto tem na aprendizagem dos alunos.
O projeto
O Projeto O Cantador de História foi criado em 2017 e nos anos seguintes aperfeiçoado com a inclusão de outras atividades, como o Baú Literário. “Isso foi um grande marco, um diferencial para o incentivo à leitura, dramatização, a contação de história no Município de Cascavel”, destaca Marcia.
O prêmio demonstra a relevância que a literatura infantil tem para o universo da criança e dos adultos ao estimular os alunos a conhecerem novas histórias e apresentarem à comunidade.
“O projeto tem essa prerrogativa, ele não se fecha nos muros das escolas . A forma como ele foi concebido é justamente fazer com que o maior número de pessoas possam parar e ouvir as crianças contarem história num período determinado de tempo. A gente elege uma semana para isso acontecer”, explica Cilmara.
Os alunos são previamente selecionados nas unidades escolares e, depois disso, escolhida a história e iniciado os ensaios, preparação de cenários e figurinos (opcional). As unidades escolares têm a possibilidade de organizar as apresentações em grupos ou individualmente. Para que todos possam apresentar suas histórias, a Semed organiza um calendário com pelo menos 5 dias.
As apresentações ocorrem no período noturno, assim as famílias dos alunos participantes podem prestigiar e envolver-se ainda mais no processo escolar dos alunos. Todos os estudantes que participam recebem um livro, uma medalha e um certificado. Já as unidades escolares recebem uma placa de homenagem pela participação.
Em 2017, a Semed registrou a participação de 230 alunos, já em 2018, foi aberta a participação para professores e monitores de biblioteca, juntamente com os alunos e a participação foi de 750 pessoas.
No ano de 2019, o Contador de Histórias contou com a participação de 450 alunos da Rede Pública Municipal de Ensino.
Sobre o PGP-PR
O Prêmio Gestor Público Paraná é organizado pelo Sindicato dos Auditores Fiscais da Receita Estadual do Paraná. Na edição deste mano 68 Municípios do Estado participaram e tiveram seus projetos homologados, 36 foram premiados.
Os troféus e certificados serão entregues posteriormente. Cascavel venceu o PGP-PR pelo segundo ano consecutivo. Em 2019, os programas Território Cidadão – Cascavel Desenvolvimento territorial e Aprender Digital, foram contemplados.
Os municípios participantes concorreram nas categorias: Melhor do Ano, tema do Ano, Administração Tributária, tecnologia e Inovação, Troféu PGP-Pr, certificado de Reconhecimento e Menção Honrosa.
A edição deste ano do Premio gestor Público Paraná teve por tema : “Empreendedorismo: Idealizar, Realizar e Transformar”. A ideia do PGP-PR foi buscar iniciativas que inovassem na gestão pública e que melhorassem a qualidade de vida dos paranaenses, tornando o serviço público mais dinâmico e eficiente.