Rotatividade no EstaR possibilita ampliar vagas de “curta duração” e de “carga e descarga” na área central

Transitar iniciou hoje (8) a instalação da sinalização e concluirá nesta quarta (9) a demarcação horizontal para liberação das novas vagas aos usuários
Reivindicação antiga tanto de condutores que precisam fazer paradas rápidas na área central de Cascavel sem a necessidade de pagar estacionamento e de motoristas de aplicativo e taxistas que têm dificuldade de parar para embarque e desembarque, agora está sendo atendida com a implantação de oito novas vagas de “curta duração” de 5 minutos na Avenida Brasil, no trecho de área calma entre as Ruas Sete de Setembro e Antônio Alves Massaneiro.

Nessa região também estão sendo implantadas mais quatro vagas para “carga e descarga” com tempo máximo de 30 minutos, demanda que atende às necessidades do comércio central para o recebimento de mercadorias. As novas vagas poderão ser utilizadas após a sinalização horizontal, que será concluída nesta quarta-feira (9). Mas atenção: existem regras de trânsito a ser seguidas para o uso.

De acordo com a presidente da Transitar, Simoni Soares, a reorganização das vagas centrais, além de atender às necessidades da sociedade, também elimina um problema comum de fila dupla, situação que impacta na fluidez do trânsito e cria transtornos a todos. A viabilidade do estudo foi possível graças à rotatividade alcançada com a melhoria do uso do Estacionamento Regulamentado (EstaR), após a implantação, em dezembro do ano passado, do novo sistema de fiscalização com a tecnologia embarcada, o Sistema OCR, o que estimulou o uso consciente das vagas, reduzindo as notificações do EstaR e aumentando o uso do aplicativo VAGO.

Onde encontrar as vagas

As oito novas vagas de curta duração – que somadas às duas já existentes na área calma – totalizarão dez locais sinalizados, que estão demarcados por quadra, quatro em cada lado da Avenida, no fim de cada quadra, anteriormente às vagas para motos.

Atenção à norma de trânsito

Hoje Cascavel já conta com 23 vagas de curta duração na área central. Com as novas, serão 31.

A sinalização vertical orienta que se trata de uma parada de apenas 5 minutos, com pisca alerta ligado, indicando a intenção do condutor de imediata liberação do espaço para outro motorista.

Não há necessidade de pagamento pelo uso por este tempo, contudo, se a vaga não for liberada para rotatividade na sequência, o veículo fica sujeito à fiscalização.

Estacionar em desacordo com a regulamentação em vaga de curta duração é infração de trânsito de natureza grave, com anotação de cinco pontos no prontuário do condutor, no valor de R$ 195,23 e possível remoção do veículo.

Vagas de carga e descarga

Em relação à carga e descarga, com essas quatro novas vagas, a área central passa a contar com 10. Cada local sinalizado ocupa duas vagas normais de estacionamento. Elas estão sinalizadas para carga e descarga no horário das 17h às 10h do dia seguinte, com tempo máximo de 30 minutos.

Nesse horário entre 17h e 10h, veículos que estiverem irregularmente utilizando a vaga ficam sujeitos à fiscalização. Estacionar em desacordo com a regulamentação de vaga para carga e descarga é infração de natureza grave, com cinco pontos no prontuário, com valor de R$ 195,23, passível de remoção do veículo. Entre 10h e 17h, as vagas funcionam como área de EstaR.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *