Secretaria de Saúde anuncia o primeiro LIRAa de 2021

Com as medidas de segurança necessárias contra a Covid-19, agentes de endemias percorrerão os bairros de Cascavel para realização do levantamento em 4400 imóveis, no combate a Dengue
O Controle de Endemias da Secretaria Municipal de Saúde realizará nos dias 18, 19 e 20 de janeiro, o primeiro Levantamento Rápido de Índices para Aedes Aegypti (LIRAa). Os agentes percorrerão os bairros para a coleta de amostras de larvas do mosquito transmissor da Dengue, alem de passar informações aos moradores quanto aos cuidados em locais que possam acumular água para formação de criadouros.

“Mais uma vez, Cascavel sai na frente no combate à Dengue. Mantivemos as visitas domiciliares e realizamos LIRAa em 2020 (primeiro e último ciclo) e está agendado o primeiro ciclo de 2021”, enfatizou o Secretário de Saúde, Thiago Daross Stefanello.

De acordo com Mari Lucia Dalsasso, coordenadora do Controle de Endemias, o último ciclo realizado em outubro de 2020, o município registrou 0,3% para infestação. Lembrando que o preconizado pelo Ministério da Saúde é até 1%.

“Os agentes de Endemias inspecionarão 4.400 imóveis. É muito importante que os moradores recebam os nossos servidores, fazendo o uso de máscara e também mantendo o distanciamento”, destacou Mari.

Moradores que estejam com sintomas da Covid-19 devem informar os agentes de Endemias quando da abordagem do mesmo para inspeção do imóvel. A visita, nesses casos, será suspensa.

“A população precisa continuar o combate ao mosquito transmissor da Dengue. Sempre que possível monitorar o quintal da residência, verificar ralo que esteja em desuso, calhas que possam estar entupidas, lavar os recipientes que servem para coletar a água da chuva, pois os ovos do mosquito sobrevivem no seco por até 450 dias, aguardando a água para eclodir”, alertou a coordenadora.

Atualmente, o município tem 73 casos positivos de Dengue.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.