Secretaria de Saúde reforça procedimentos de orientação sobre a Covid-19

A intenção é orientar a todos para evitar que o vírus se propague
A Prefeitura de Cascavel, por meio da Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) vem desenvolvendo ao longo destes dias um intenso trabalho de orientação e conscientização da população de combate ao coronavirus. Neste enfrentamento estão sendo repassadas informações preventivas para a população e também para as pessoas que vem de fora, chegam de viagem de outras cidades ou estados. A intenção é orientar a todos para evitar que o vírus se propague.

Para os viajantes em especial, as recomendações principais, ao chegar de viagem, são:

– Isolamento domiciliar de 7 dias para todo viajante (residente em Cascavel ou visitante) assintomáticos, ou seja, sem sintomas,

– e isolamento domiciliar de 14 dias para viajante (residente em Cascavel ou visitante) que apresentar sintomas: tosse, dor de garganta, febre, dificuldade respiratória.  Esses casos devem fazer contato com call center 3096.9090, opções 1 e 2. Este serviço de atendimento telefônico funciona de segunda ä segunda das 08h äs 22h. Após este horário, em casos de urgência o serviço 192 do Samu, deve ser contactado.

Call center

Todos os dias cerca de 30 pessoas trabalham no serviço telefônico criado exclusivamente para atender à população em caso de síndromes gripais, queixas agudas ou por síndromes respiratórias relacionadas ao novo coronavírus (COVID-19). Desde o último dia  24 de março, a equipe foi reforçada com a chegada de mais  10 profissionais que se revezam  no atendimento à população, ou no contato da Secretaria de Saúde aos pacientes que já estão em isolamento domiciliar recomendado pela Vigilância Epidemiológica.

O Call Center é composto por  servidores públicos lotados nos diversos serviços de saúde, além das equipes da residência-médica e equipes de residentes multiprofissionais.

Os números do Call Center para informações, antes de procurar os serviços de saúde são:

Call Center 1 = (3096-9090) Para informações aos pacientes com sintomas gripais e viajantes.

Call Center 2 = (3096-9191) Para informações aos pacientes que utilizam serviços da Saúde Mental, gestantes e pacientes com queixas agudas e crônicos descompensados.

Call center 3 – ( 3321 2110) Odontologia  – Casos agudos/Urgências (Para avaliação de casos agudos, urgências e emergências odontológicas.)

UPAs = As Unidades de Pronto Atendimento UPAS atenderão a demanda das demais patologias, em caso de urgência e emergência.

Informações sobre o coronavírus  =   telefone exclusivo para assunto ligados ao COVID-19, até mesmo se a informação que recebeu é verdade ou mentira. O telefone é 3321-2001.

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