Veículos do transporte escolar começam a receber o selo de segurança Transitar 2021

Vistoria começou hoje (1) com a frota que atua na área rural
Uma das maneiras de se prevenir acidentes em vias e rodovias é mantendo em dia a manutenção do veículo e o preparo do condutor. É por isso que a cada seis meses a Transitar – que é responsável pela mobilidade e pela segurança no trânsito de Cascavel – atende à regulamentação do Contran e convoca os veículos que fazem o transporte de estudantes para inspeções de rotina. Quem estiver com tudo em dia já recebe o selo de aprovação, oferecendo maior confiabilidade aos passageiros. Ele é afixado no para-brisa, indicando que o carro está apto a oferecer o serviço.

Hoje (1) o setor de Transportes Alternativos da Transitar em conjunto com a Divisão de Gestão de Trânsito iniciou a vistoria para o primeiro semestre de 2021. Os primeiros a passar pela inspeção são os carros que integram o transporte escolar rural, por meio de contrato com a Secretaria Municipal de Educação. Como o momento ainda de pandemia reflete na retomada da volta às aulas presenciais, a vistoria foi reduzida para 33 veículos; 11 deles foram inspecionados neste primeiro dia outros 22 devem comparecer amanhã (2).

Inspeção completa

A vistoria está sendo realizada nas plataformas no Terminal Rodoviário de Cascavel. Agentes de trânsito olham tudo o que pode comprometer o transporte dos alunos, que vai desde conforto, aparência e segurança do ônibus, da van ou da Kombi. São observados os bancos e seus cintos (agora com demarcação de distanciamento por conta da Covid-19); estado de conservação dos pneus; se o carro tem buzina, por exemplo; sinalização de iluminação; espelhos retrovisores, interno e externo; extintor de incêndio; freios; limpador de para-brisa; condições do tacógrafo, entre outros itens do veículo, além de toda a parte documental do carro e do condutor, CNH categoria D, curso de transporte escolar, seguro e demais itens obrigatórios.

“São todos itens que fazem parte de um conjunto de segurança que para nós, enquanto órgão responsável pela fiscalização, são imprescindíveis para autorizar o transporte dos estudantes”, explica o encarregado do setor de Transportes Alternativos, Claudinei Andrade.

Ele explica que caso algum item esteja em desacordo com a legislação, o veículo tem até sexta-feira, dia 5, para ser reapresentado com as adequações, “uma vez que o transporte de estudantes só pode ocorrer com a certificação da Transitar”.

Transporte escolar urbano

Após a conclusão da vistoria no transporte escolar rural, na quarta (3) e na quinta-feira (4) será a vez das vans que fazem o transporte escolar urbano passarem pela inspeção, que será feita das 8h às 10h e das 13h às 15 horas, também nas plataformas do TRC.

Dos 105 permissionários que Cascavel tem hoje, pelo menos dez já informaram ao Setor de Transportes Alternativos que não voltarão às atividades neste primeiro semestre.

Fonte/Via Asscom      _      Foto: Rosane Richetti

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.