Zoológico é o primeiro espaço público a receber meliponário em Cascavel

Ação faz parte do projeto Jardins de Mel, criado pela Lei Municipal 7161, que em como objetivo a difusão, promoção e conservação das abelhas nativas sem ferrão
Cascavel instalou ontem (29) o primeiro meliponário em espaço público. Os meliponários são os abrigos das abelhas Jataí, uma espécie nativa do Brasil, conhecida por não possuir ferrão.A ação faz parte do projeto Jardins de Mel, criado pela Lei  Municipal 7161, que em como objetivo  a difusão, promoção e conservação das abelhas nativas sem ferrão.

“Este  é um a ato de extrema importância, porque precisamos preservar as abelhas que são muito importantes para nosso ecossistema”, disse o vice-prefeito Renato Silva, que participou do evento.

Também participaram os secretário de Meio Ambiente, Nei Haveroth e o diretor técnico da Fundetec, Rafael Amaral.

Além da instalação do meliponário, também foi repassado à Fundetec um veículo zero quilômetro para uso exclusivo do projeto Jardins de Mel. O veículo foi adquirido com recursos de emenda do deputado estadual Gilson de Souza.

“Agora vamos conseguir melhorar a operacionalização do programa. Passaremos a instalar nos próprios públicos meliponários como este, instalado no zoológico e, para isso, precisamos de estrutura. Este veículo vem auxiliar no transporte de caixas e equipamentos e trabalhar com a difusão do conhecimento nas escolas do Município. Assim, mostraremos às crianças, jovens e adolescentes um pouco mais do projeto Jardins de Mel, das abelhas sem ferrão,  da importância que as abelhas tem para sociedade  em especial para  conservação ambiental e ecológica”, falou o diretor técnico da Fundetec, Rafael Amaral.

O projeto

O projeto Jardins de Mel tem por objetivo a divulgação e conservação das abelhas nativas sem ferrão e a instalação de meliponários em escolas, hortas comunitárias, praças, zoológico e outras áreas verdes públicas dentro do perímetro urbano de Cascavel.

Pelo projeto, podem ser firmadas parcerias e convênios para o fornecimento de caixas de criação racional e enxames de abelhas nativas, assim como para fornecimento de mudas de plantas melíferas para viabilizar um ambiente favorável para alimentação e nutrição das abelhas.

Espécies de abelhas sem ferrão (ASF)

Serão utilizadas espécies como guaraipo (melipona bicolor), manduri (melípona marginata), jataí (tetragonisca angustula), mandaçaia (melípona quadrifasciata) e mirim (plebeia sp).

O vereador Celso Dalmolin, autor do projeto destacou  a importância do Jardins de Mel, que já conta com 170 famílias inseridas neste projeto.

“O Projeto Jardins de Mel veio para ficar em Cascavel e mostrar a importância das abelhas. Nosso objetivo é preservar as abelhas e cuidar delas, porque sem as abelhas perderemos nossa sobrevivência. É um projeto que vem engrandecer Cascavel. Estamos levando esta ideia para outros municípios e a preservação destes insetos do bem  garante a polinização das plantas e nossa sobrevivência”.

“Este projeto contribui, para os cuidados com a educação ambiental e faz com que seja um tema  cotidiano entre as famílias e o poder público”, finalizou o secretário de Meio Ambiente, Nei Haveroth.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *