Volta às aulas 2022: Transitar conclui vistoria do transporte, avança na sinalização de áreas escolares e inicia ações educativas em escolas dia 8

O objetivo é promover maior segurança viária no retorno da comunidade escolar
O Projeto Rua Segura da Transitar para o ano de 2022 já começou. Desde as últimas semanas do ano passado as equipes de sinalização passaram a reforçar o entorno de 191 instituições escolares para garantir que a comunidade escolar tenha faixas de pedestres, paradas de vans escolares e o respeito ao trânsito de alunos, pais, professores e demais trabalhadores da educação assegurado na via pública em toda a rede escolar pública e privada da nossa cidade.

Na semana passada, entre os dias 24 e 28 de janeiro, a equipe do Departamento de Transporte da Transitar, em conjunto com o setor de Fiscalização de Trânsito, iniciou a vistoria dos veículos que fazem o transporte de alunos em Cascavel, procedimento que será concluído nesta terça-feira (1), com aqueles que apresentaram alguma pendência, seja ela na documentação ou no veículo, e que devem se apresentar com a devida regularização.

Paralelamente às ações de engenharia e de fiscalização, já está pronto o cronograma de ações educativas do setor de Educação e Cidadania, o qual terá início no dia 8 de fevereiro, fechando o tripé que promove a segurança viária.

De acordo com a diretora do Departamento de Transportes da Transitar, Larissa Boeing, a vistoria semestral para veículos destinados ao transporte escolar está prevista no CTB (Código de Trânsito Brasileiro) e, é uma exigência para a circulação. Nela, são observados os equipamentos obrigatórios e de segurança, bem como a documentação relativa aos permissionários, condutores e veículo. “Orientamos que pais, responsáveis e estudantes que irão contratar ou renovar contratos com permissionários observem se o veículo passou pela vistoria da Transitar. O veículo aprovado possui o selo da vistoria 2022.1 fixado no para-brisa. Caso o contratante tenha dúvidas acerca da regularidade do prestador do serviço poderá entrar em contato com a Transitar, por meio da Ouvidoria do Transporte, pelo canal de mensagens via WhatsApp, pelo número (45) 99119-9478. Neste mesmo canal é possível realizar denúncias e sugestões sobre o serviço”, orienta Larissa.

Sobre a vistoria

Inicialmente estavam cadastrados no sistema 64 veículos de pessoas físicas e outros 38 veículos de pessoas jurídicas, totalizando 102 veículos na Autarquia. Desses, três se desligaram porque não têm mais interesse na prorrogação contratual, e outros 14 estão sob avaliação de seus proprietários no tangente à viabilidade de retorno às atividades.

Ao todo, dos 85 convocados, 80 passaram pela vistoria deste ano; 76 já estão aprovados e quatro ainda precisaram retornar para reavaliação nesta terça-feira (1), sendo que três deles têm como pendência a câmera frontal, que está em desacordo com a legislação. As irregularidades/pendências identificadas na vistoria devem ser sanadas e comprovadas, uma vez que nenhum veículo está autorizado a realizar o transporte de estudantes sem aprovação na vistoria semestral.

Sinalização escolar

Em dezembro a Transitar iniciou um cronograma de sinalização voltado à segurança da comunidade escolar de Cascavel. Devido às chuvas deste mês de janeiro, houve um atraso na previsão de chegar ao início das aulas com 100% das áreas prontas, contudo, os trabalhos continuam conforme o clima permite. Cerca de 50% dos 191 pontos já estão prontos.

O objetivo é que toda a rede escolar de Cascavel receba melhorias no entorno. “Paralelamente, a equipe de Educação e Cidadania fará o complemento do nosso tripé de trabalho, iniciando no dia 8 de fevereiro as ações educativas nas escolas, orientando toda a comunidade sobre um transitar seguro e com respeito às normas de trânsito”, destaca a presidente da Transitar, Simoni Soares.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *